top of page
  • Secom

Semana Laudato Si’ inicia neste domingo, e abertura oficial acontece nesta segunda (22)




A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de suas Comissões Episcopais Especiais para a Amazônia e para a Ecologia Integral e Mineração, o Movimento Laudato Si’ e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), promovem na segunda-feira (22), a abertura oficial da Semana Laudato Si’. A solenidade será realizada às 10h, no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília (DF). O lançamento poderá ser acompanhado, ao vivo, nas redes sociais da CNBB (Youtube, Facebook e Twitter) e dos parceiros.


A cerimônia contará com a presença do novo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, do secretário da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB, dom Vicente Ferreira, da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do gerente para Ibero-América do Movimento Laudato Si’, Igor Bastos, e da secretária executiva da REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes. O cacique Dadá Borari, do povo Indígena Maró, no Estado do Pará, e um dos protagonistas do filme “A Carta”, inspirado na Encíclica Laudato Si’, também participa do evento.


Programação

Começa no domingo (21) e segue até 28 de maio as atividades da Semana Laudato Si’. Com o tema “Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade”, o evento marca o oitavo aniversário da encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação.


A programação conta com uma série de atividades em nível nacional, regional e local, além de promover em todas as regiões do Brasil um circuito de exibições do filme ‘A Carta: uma mensagem pela nossa Terra’, inspirado na Laudato Si’. Encontros com lideranças religiosas, políticas e de movimentos sociais, audiência pública, oficinas para juventude e um ato inter-religioso estão entre as atividades propostas.


A ação faz parte da Campanha Laudato Si’, lançada em março, para difundir o documentário “A Carta” como uma estratégia para a sensibilização e a mobilização do universo religioso para as questões intrínsecas à Encíclica Laudato Si’, que chama atenção para o cuidado da Casa Comum.


O filme resgata vozes dos poetas sociais, como os chama o Papa Francisco, em um diálogo sobre suas percepções a respeito das condições climáticas e socioambientais. Os protagonistas estabelecem um verdadeiro encontro entre si e com o Papa. No diálogo entre os interlocutores abre-se a oportunidade de resgatar a reflexão sobre a Ecologia Integral e o Cuidado com a nossa Casa Comum.


Confira a programação da Semana Laudato Si’ (aqui)

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page