top of page
  • Secom

São Raimundo Nonato é festejado em Vargem Grande



Texto de Carlos Alberto Filho – Pascom Diocese de Coroatá

Edição: Secom Regional NE 5


A Paróquia São Sebastião, Santuário de São Raimundo Nonato dos Mulundus, em Vargem Grande – MA, realizou de 22 a 31 de agosto o tradicional Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus. Foram dez dias de festa sob a reflexão do tema: "Com São Raimundo Nonato, somos irmãos em diálogo". Neste ano, o Festejo voltou a receber os fiéis devotos de São Raimundo Nonato, seguindo os protocolos de segurança sanitária. Apenas a romaria à Paulica continua sem previsão de retorno.


Festejo e pandemia


Em 2020, devido à pandemia da covid-19, pela primeira vez, a romaria à Paulica não aconteceu e as festividades foram restritas sem a participação do público, apenas por transmissão via YouTube pelo canal oficial do Santuário.

Já em 2021, a romaria não pôde ser realizada por causa da situação a qual a sociedade ainda se encontra, contudo, pela Graça Divina, durante os dez dias de festa, as celebrações foram realizadas com as portas abertas e voltaram a ser presididas por padres de outras paróquias, como de costume.


Devoção

Segundo a história, Raimundo Nonato era um homem fiel e clemente a Deus que ajudava todas as pessoas necessitadas de um pequeno povoado de Vargem Grande. No dia 31 de agosto de 1732, seu corpo foi encontrado com o pescoço quebrado ao pé de uma carnaubeira, com um doce aroma floral. Seu cadáver foi levado para ser velado, porém, dias depois, ele sumiu. Foi então que as pessoas começaram a crer que o corpo de Raimundo Nonato foi levado por Deus e que ele poderia interceder por suas preces, então, em 1832, acontece o primeiro festejo, permitido pela Igreja Católica.

De 1832 até 1954 os romeiros caminhavam até o povoado Mulundus, local da morte do Santo Vaqueiro, e de 1958 até os dias atuais é feita a procissão até o povoado Paulica, já conhecido por todos. Segundo dados da PRF e PM do Maranhão, em 2014, cerca de 400 mil devotos de São Raimundo Nonato dos Mulundus chegavam até a cidade durante o período do Festejo.



99 visualizações0 comentário
bottom of page