top of page
  • Secom

Retrospectiva 2021: o ano da CNBB-MA




O ano de 2021 foi um ano desafiador para a Igreja. Sem deixar os cuidados sanitários contra a propagação do novo coronavírus, 2021 foi um ano de retorno gradual das atividades missionárias presenciais. Acompanhe a retrospectiva do ano de 2021 no Regional Nordeste 5:


  • Janeiro

Em janeiro, a Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5 realizou sua 39º assembleia. O evento ocorreu por meio de plataforma online e contou com a participação de mais de 60 agentes.


  • Fevereiro

Em fevereiro, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude do Regional Nordeste 5 lançou um material de apoio para encontros da Pastoral da Juventude e Pastoral Juvenil.


  • Abril

Em abril, a diocese de Balsas lançou o projeto Laudato Si: reflorestando o cerrado. O objetivo é promover o plantio de 8 milhões de árvores, em um período de 8 anos.


  • Maio

No mês de maio, dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, publicou carta solicitando apoio aos bispos, coordenadores de pastorais, grupos e movimentos, e dos organismos do Maranhão para colaborar com a segunda fase da campanha nacional “É Tempo de Cuidar”.


O presidente acolheu ainda neste mês o novo arcebispo da arquidiocese de São Luís, dom Gilberto Pastana. Em sua mensagem, dom Sebastião externou alegria e fez votos de que seu pastoreio seja fecundo, fortalecendo a comunhão existente no episcopado.


  • Junho

No mês de junho, A Igreja Matriz de São Sebastião, em Carutapera, recebeu o título de Basílica Menor. A decisão foi emitida em decreto da Santa Sé, e tornada pública, pelo bispo diocesano de Zé Doca, dom João Kot, no dia 22 de junho.


O Regional Nordeste 5 lançou em seu site a seção “Liturgia”, que traz os roteiros para a Celebração da Palavra nas comunidades e famílias. A nova seção conta com a colaboração da secretária executiva da CNBB Maranhão, Martha Bispo, e da coordenadora da Comissão para Animação Litúrgica da arquidiocese de São Luís Magnólia Veras.


  • Julho

No mês de julho, através de nota, os bispos do Maranhão, consternados com mais um caso de violência e preocupados com a situação dos trabalhadores do campo, alertaram sobre o crescimento dos conflitos agrários.


Foi neste mês também que o Regional se despediu oficialmente de dom José Belisário, após pedido de renúncia por motivo de idade. À época, a presidência da CNBB-MA enviou nota agradecendo a dom José Belisário da Silva pelo trabalho realizado ao longo destes anos como zeloso pastor, com sabedoria, dedicação e fidelidade à Igreja.


A diocese de Carolina recebeu respiradores e medicamentos doados pelo papa Francisco. Ao todo foram seis respiradores e mais medicamentos que contribuíram no combate ao novo coronavírus na região.


  • Agosto

Em agosto, A Pastoral Familiar do Regional Nordeste 5 realizou a Semana Nacional da Família. No Maranhão, a abertura da SNF 2021 foi no Santuário de São José de Ribamar, padroeiro do estado.


No dia 10 de agosto, a diocese de Grajaú realizou a celebração de 20 anos da páscoa definitiva de Frei Alberto Beretta, médico missionário. O sacerdote capuchinho também é conhecido como servo de Deus, o santo de Grajaú.


  • Setembro

Em setembro, a Pascom Maranhão voltou a realizar o Encontro Regional de Comunicadores. A participação ficou restrita aos coordenadores de Pascom das doze dioceses do Maranhão, entretanto, o diferencial deste encontro foi a participação dos seminaristas que são responsáveis pela comunicação em suas casas formativas.


A Assembleia Legislativa do Maranhão promulgou a lei 11.539 que institui a Solenidade de Corpus Christi como feriado estadual. O projeto que se tornou lei, teve iniciativa da Igreja Católica, através de dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz, com autoria do deputado Marco Aurélio (PCdoB), e alcança as 12 dioceses do Regional Nordeste 5.


Dom Francisco Xavier Gilles, bispo emérito da diocese de Viana, recebeu uma homenagem em forma de livro em 22 de setembro, em São Luís. O título “Chamado: Vida e vocação missionária de dom Xavier” é uma narrativa do escritor e jornalista Wilson Marques sobre a trajetória de vida e missão do sacerdote francês em terras maranhenses.


  • Outubro

Em outubro, a arquidiocese de São Luís fez memória da visita do papa João Paulo II às terras ludovicenses. Dom Gilberto Pastana presidiu a celebração que ocorreu, no Parque São João Paulo II, Aterro do Bacanga. No mesmo local que recebeu o pontífice há 30 anos.


  • Novembro

Organizações e movimentos sociais realizaram coletiva de imprensa para denunciar a escalada nos conflitos agrários e assassinatos de camponeses e camponesas no estado do Maranhão. Somente em 2021, nove trabalhadores e trabalhadoras rurais foram mortos em decorrência de conflitos no campo.


Neste mês, as dioceses do Regional Nordeste 5 se reuniram em assembleia e uma pauta em comum se refere ao Sínodo dos Bispos que terá seu ápice em 2023.


Em alusão ao dia da consciência negra, comemorado em 20 de novembro, a diocese de Caxias, através da Pastoral Afro-Brasileira, realizou o 5º Encontro das Comunidades Tradicionais e Quilombolas, com o tema: “Por direito a terra e à vida o nosso povo clama por justiça”.


  • Dezembro

Em dezembro, a arquidiocese de São Luís completou 100 anos com Santa Missa (campal) em frente à Catedral da Sé. A missa foi presidida por dom Gilberto Pastana, com transmissão pelo YouTube da arquidiocese de São Luís e Rádio Educadora AM 560.


A Pastoral Juvenil do Maranhão realizará o Seminário “Doutrina Social da Igreja e as juventudes: Economia de Francisco e Clara, Laudato Sí, Política e Querida Amazônia”, nos dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2022, no Centro de Formação da diocese de Caxias. As inscrições ainda estão abertas e seguem até o dia 31 de dezembro.


Com o tema: “Pastorais Sociais e a Sinodalidade – comunhão, participação e missão”, aconteceu de 03 a 05 de dezembro a Assembleia das Pastorais Sociais – REPAM, do Regional Nordeste 5, na diocese de Caxias. O evento contou com a assessoria de padre Dário Bossi, missionário comboniano, e padre João Maria, assessor das Pastorais Sociais do Regional Nordeste 5.


23 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page