top of page
  • Secom

Regional Nordeste 5 realiza Seminário Laudato Si'

Atualizado: 24 de mai. de 2023

“Tudo está interligado nesta Casa Comum”

De 26 a 28 de maio, a Diocese de Caxias, recebe o Seminário Regional Laudato Si’ com o tema “Tudo está interligado nesta Casa Comum”, promovido pelas Pastorais Sociais - Repam, do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A programação contará com a exibição do filme “A Carta”, inspirado na Encíclica do Papa Francisco Laudato Si’.


“O Seminário tem o propósito de melhor trabalharmos as questões da defesa da vida e da casa comum. Trabalharmos também de forma mais eficaz a encíclica Laudato Si’ e seus propósitos que é o cuidado da vida”, afirmou Adriana Aleixo, da equipe de articulação das Pastorais Sociais.


Devem participar cinco pessoas por arqui(diocese), duas por pastoral/organismo. A assessoria do evento é de padre Dário Bossi, da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB, e dom Valdeci Mendes, presidente da Comissão Ação Sociotransformadora e referencial para as Pastorais Sociais do Regional Nordeste 5.


O Seminário está em sintonia com a Semana Laudato Si’, promovida pelas Comissões Episcopais Especiais para a Amazônia e para a Ecologia Integral e Mineração.


“Essa semana nós estamos vivenciando a Semana Laudato Si’. Que iniciou dia vinte e vai até o dia vinte e oito de maio com várias atividades em torno do mundo em defesa da vida tão eminente que é cuidar do nosso planeta Terra e de toda a vida que nela existe. Convidamos cada um de vocês pra participarem conosco do Seminário Laudato Si’ e também de todas as atividades. E de forma muito criativa como cuidar dessa vida tão ameaçada. A nossa gratidão por todos aqueles que se empenham e se dedicam de corpo e alma a defesa da vida”, pontuou Adriana Aleixo.


Programação


  • Sexta-feira - 26 de maio

- Abertura: 19h

- Introdução do tema: Pe. Dario

- Análise de Conjuntura: João Maria


  • Sábado - 27 de maio

MANHÃ

- Café: 7h30

- Antenas: memória do dia anterior

- Tema: As luzes da Ecologia Integral

- Apresentação Laudato Si’


TARDE:

- O caminho da Igreja

- Introdução geral (sequência dos eventos, valor de cada um e interconexão entre documentos)

- Grupos de trabalho:

1. Estudo de textos escolhidos em LS (2 grupos), FT (2),

2. Sínodo Amazônia (1+1) e Santarém (1)


NOITE:

- Exibição do filme “A Carta”


  • Domingo 28

- Café: 7h30

- Antenas: memória do dia anterior

- Cuidar de nossa Casa Comum

- A missão que nos desafia – propostas e compromissos

- Celebração de envio.

104 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page