top of page
  • Secom

Projeto Social assistido pelo Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB recebe visita de padre Patriky



Durante sua estada na cidade de Brejo (MA), por ocasião da Assembleia Diocesana de Brejo, padre Patriky Samuel Batista, gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e também assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acompanhado de dom José Valdeci Santos Mendes, bispo da Diocese de Brejo - MA e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB, realizou uma visita ao Atelier Costura da Vida, da Associação Real Brasil, no município de Chapadinha.

O “Atelier Costura da Vida: Geração de renda que transforma vidas” é um dos diversos projetos financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB, que foi estruturado também com a contribuição da Promotoria de Justiça de Chapadinha (MA). Esta foi a primeira vez que o projeto recebeu ajuda do FNS da CNBB, garantindo o pagamento dos materiais de tecidos e duas instrutoras por um período de 10 meses.

O objetivo da Associação Real Brasil é promover a geração de renda, em perspectiva da superação da fome e da pobreza, para a promoção de redes de cooperação inclusiva, solidária, cultural, geracional e de economia circular e solidária, além de esporte, lazer e cultura.


A Associação busca capacitar crianças, adolescentes, jovens e adultos. Garantir que famílias de baixa renda sejam incluídas em rede de cooperação, solidária, geracional e de economia circular e solidária; Criação de um portifólio com todas as produções; Exposição e comercialização das produções em espaços físicos e virtuais; Promoção do empreendedorismo e do empoderamento de mulheres;


As atividades da Associação são realizadas às terças-feiras, das 18h às 20h, e às quintas-feiras, das 14h às 17h, e são variadas, com cursos de: redes sol a sol, costura, malharia, serigrafia, fabricação de chinelos, aulas de música, informática, Roda de Capoeira e Escolinha de Futebol. Projeto de escuta integral com assistente social, Psicopedagoga Clínica e terapeuta Filósofa Clínica. Estes últimos (Escolinha de Futebol e Escuta integral) financiados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Sobre a Associação

A Associação Real Brasil foi fundada em 03 de março de 1985, contou com o apoio das Irmãs de Caridade de Montreal ao longo dos últimos anos com a implantação do Projeto Vida Real Brasil e do sr. Oséas Lopes Filho, como sócio fundador e liderança local que tem se dedicado nesses 38 anos de fundação.


Atualmente, é coordenada pela Irmã Maria dos Santos Silva Lopes, SGM, mais conhecida como Irmã Santinha, da Congregação Caridade de Montreal. E conta com total apoio de dom Valdeci Mendes, bispo diocesano de Brejo; e de Oseas Lopes Filho.


Padre Patriky (camisa branca) junto com o sr. Oseas (camisa listrada), irmã Santinha (blusa vermelha), e demais colaboradores do projeto.

A Associação é mantida com a contribuição de diversas entidades, como Promotoria de Justiça de Chapadinha (MA), CNBB, sociedade civil, e a Vara do Trabalho de Chapadinha que tem destinado recursos para a construção do muro do Centro Social, na Sede própria, como mostra a foto abaixo:



Sobre o FNS

Os Fundos de Solidariedade promovem a fraternidade entre as diversas regiões do Brasil, tem por objetivo promover a erradicação de vulnerabilidade e risco social, ao atenderem projetos com dificuldade de obterem financiamento, não obstante os grandes benefícios que propiciam às populações carentes.

A metodologia adotada na concessão de recursos dos Fundos intenta o desenvolvimento local/comunitário, econômico e social, sobretudo das regiões mais necessitadas, mediante o fortalecimento das organizações comunitárias, de processos de formação cidadã e geradores de renda.

Então, são nestes projetos que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil investe o valor arrecadado em cada Campanha da Fraternidade. Por isso, vale a pena colaborar!

Para mais informações e contribuições com a Associação Real Brasil, entre em contato: 98 98458-8450.

Acesse o perfil da associação nas redes sociais e conheça mais sobre. Clique aqui.


Por Ariana Frós, assessora de comunicação do Regional Nordeste 5. Fotos: Associação Real Brasil.




151 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page