top of page
  • Secom

Projeto de evangelização juvenil e sênior revive e vivencia o anúncio querigmático nos dias de hoje

A edição deste ano aconteceu na cidade de Estreito do Maranhão, pertencente à Diocese de Carolina.



Padre Luzimar Moura com a juventude participante do Acampamento.

Por Euzimar Jesus Rosa*


Olhar e ver a glória de Deus brilhando no meio do povo, ou melhor, sendo proclamada, acolhida e visibilizada representa o dinamismo de uma Igreja em saída, sendo sal da terra e luz do mundo. Movida por essa certeza, há alguns anos, a Diocese de Carolina vem avivando a vida da Igreja na região tocantina do Maranhão, com o Terceiro Acampamento Juvenil do Recanto do Amor de Deus. A Diocese de Carolina está a cerca de 850 quilômetros de distância da capital São Luís, o que dá um trajeto de 11 horas e 30 minutos de viagem.


O evento é um movimento evangelizador e campista e tem sido aceito e acolhido por toda a diocese. Um fato vem chamando a atenção do povo daquela região, que é rica em cachoeiras de água doce e cristalina, mas também rica nos seus projetos de evangelização com os jovens da Igreja Católica. O Projeto de Evangelização Juvenil e Sênior da Diocese de Carolina tem conseguido despertar nos jovens grande adesão aos ensinamentos de Cristo, levando-os a viver um momento de graça e de entrega ao serviço do Reino de Deus.


É um retorno ao primeiro amor. Uma verdadeira catequese vivencial, não apenas uma transmissão de conteúdo

O diretor espiritual do Centro de Evangelização Recanto do Amor de Deus, padre Luzimar Moura, afirma: “É um retorno ao primeiro amor. Uma verdadeira catequese vivencial, não apenas uma transmissão de conteúdo. E contamos com o apoio e incentivo do nosso bispo dom Francisco Lima, que acolheu a proposta, dando, assim, abertura para as novas expressões de fé do povo cristão católico”. Segundo o sacerdote, esse projeto de evangelização evita em grande escala a evasão da Igreja nestes tempos modernos. São centenas de jovens entre 17 e 23 anos participando. E, com eles, vêm toda a família e os demais amigos, que juntos participam da grande ciranda de evangelização.




O acampamento é uma das novas formas de evangelização que surgiu a partir do ano 2000. Novo na forma, no método, na linguagem. É querigmático! Remete ao primeiro anúncio da Iniciação Cristã. Padre Luzimar apresenta quem são os participantes do evento: “Crianças que se preparam para a primeira comunhão, adolescentes, jovens, casais e adultos na fé. É uma grande rede de pesca hoje na Igreja. É mais um despertar, revigoramento da fé cristã para a vida eclesial. Os participantes são chamados de campistas, porque se retiram no campo, área rural, desligados do mundo e de todos durante cinco dias. São cinco dias de retiro contínuos, vivenciados com muitas orações, entrega, músicas e um avivamento que deixa todos em um verdadeiro Pentecostes”. O religioso conclui: “É uma conversa pessoal consigo mesmo, com Deus e com a família”.


Durante o ano inteiro, a Diocese de Carolina e o Projeto de Evangelização Juvenil e Sênior trabalham novas estratégias que agregam a Palavra, as vivências e a nova ação querigmática da Igreja de Cristo Jesus nos dias de hoje, com a missão de comunicar a Boa-Nova!


*Texto de Euzimar Jesus Rosa (Publicado em https://revistafamiliacrista.com.br e gentilmente cedido a nosso portal pelo autor). Fotos de padre Luzimar Moura, diretor espiritual do Recanto do Amor de Deus

177 visualizações2 comentários
bottom of page