top of page
  • Secom

Por uma Igreja Sinodal: assembleia reúne mais de 1200 pessoas na Diocese de Imperatriz



Entre os dias 15 e 17 de setembro, no Ginásio da Igreja São Francisco, em Imperatriz, aconteceu a primeira Assembleia Sinodal da Diocese de Imperatriz. O forte e bonito momento reuniu mais de 1200 pessoas com a presença do bispo diocesano, dom Vilsom Basso, o clero, religiosa(o)s e fiéis atuantes nas paróquias, pastorais, conselhos, comissões, ministérios, organismos, movimentos e novas comunidades da Igreja Católica na Diocese de Imperatriz.


No evento foram apresentados os resultados do questionário aplicado ao público em geral, entre os meses de março e julho, quanto à ação evangelizadora e pastoral da Igreja.


De acordo com o resultado, sete grandes temas estiveram presentes nas respostas: comunidade; formação; juventudes; opção preferencial por todos; renovação das estruturas de pastoral; reconhecimento e valorização das mulheres; e diálogo da Igreja com a sociedade.


A partir das temáticas apresentadas, cada grupo (total de 70) aprofundou um dos temas envolvidos, na qual alguns tópicos foram apresentados na plenária geral.


Conversação espiritual

Para o sacerdote Jesuíta e assessor da caminhada sinodal na Diocese de Imperatriz, padre Geraldo Luiz Demori, a metodologia adotada na assembleia foi a “conversação espiritual”, semelhante à que será aplicada no Sínodo dos Bispos, em outubro, em Roma.


“Essa metodologia acontece em pequenos grupos de maneira simples, com o objetivo de uma escuta ativa e receptiva das partilhas, encorajando o grupo ao discernimento comunitário. Essa experiência espiritual vivida na Assembleia Sinodal de Imperatriz foi aplicada nas assembleias continentais e será utilizada em Roma, no Sínodo em outubro” disse o padre.


Para dom Vilsom Basso, a metodologia aplicada foi uma primeira experiência que irá contribuir nas próximas.


“O Espírito Santo e nós decidimos. Nesses três dias na Assembleia Sinodal, com o método da conversação espiritual, ouvimos consensos que podem auxiliar a evangelizar mais e melhor, realizando em nossa diocese o que aconteceu nas primeiras comunidades cristãs”, afirmou.

Sínodo Diocesano de Imperatriz

Nos dias 05 e 06 de novembro de 2022, a Diocese de Imperatriz aprofundou o percurso sinodal convocado pelo Papa Francisco em 2021. Ouvindo o Conselho Presbiteral e Diocesano de Pastoral, dom Vilsom Basso, convocou no dia 08/01/2023 o 1º Sínodo da Diocese de Imperatriz, seguindo com sessões e assembleias sinodais até 2024. Dessas sessões sairão as orientações da evangelização e da pastoral na Diocese de Imperatriz nos próximos anos.


Vale ressaltar que todo percurso sinodal da Diocese de Imperatriz é assessorado pelo padre Geraldo Luiz Demori, da arquidiocese de Belo Horizonte e membro das Comissões Teológicas do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e da CNBB.


Por Pascom – Diocese de Imperatriz. Edição: Ariana Frós - Assessoria de Comunicação Regional NE 5.

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page