top of page
  • Secom

Pastoral Juvenil realiza Assembleia Regional e motiva juventude a adotar Plano Pastoral no Maranhão




Inspirada na passagem dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), e no novo Projeto Nacional de Evangelização “Ao seu lado”, a Pastoral Juvenil do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou sua Assembleia, de 03 a 05 de fevereiro, na cidade de Santa Helena, diocese de Pinheiro (MA).


Esta Assembleia teve o maior número de inscritos de todas as edições. Foi um total de 120 participantes, entre jovens, assessores, equipes da diocese de Pinheiro e a assessoria da Pastoral Juvenil do Regional NE 5. Foi uma Assembleia de reencontro com a presença de todas as expressões juvenis que caminham em comunhão com a Pastoral Juvenil.


Nova coordenação

Dom Nelson, dom Vilsom, Daril de Deus, padre Moisés e Alexia Jansen.

A Assembleia teve a função de reunir e apresentar os eixos da ação evangelizadora da Pastoral Juvenil em comunhão com a Igreja no Brasil. Teve caráter também eletivo, com a inovação no que diz respeito à sua Assessoria, o incremento da Coordenação Jovem da Pastoral Juvenil. Os jovens Daril de Deus, da diocese de Imperatriz, assumiu a coordenação regional; e a jovem Alexia Jansen, da arquidiocese de São Luís, a secretaria executiva.


“Agora, espera-se que como os discípulos de Emaús, cada expressão juvenil retorne à sua Jerusalém e faça ecoar que o Cristo Ressuscitado caminha com as juventudes do Maranhão, no campo ou na cidade, o Senhor se faz presente”, afirmou Fábio Café, então secretário executivo da Pastoral Juvenil, e que seguirá agora como assessor regional da Pastoral Juvenil.


Plano Pastoral Juvenil

Os jovens presentes acompanharam atentamente a reflexão de dom Nelson durante apresentação do Novo Projeto de Evangelização da Juventude do Brasil.

Cada expressão juvenil tem seu calendário de atividades, mas a agenda da Pastoral Juvenil para 2023 tem como proposta a organização e o fortalecimento do Setor Juventude nas dioceses a partir de Assembleias em nível diocesano, replicando o que aconteceu em Santa Helena: apresentar o Novo Projeto Nacional de Evangelização.


Dom Nelson Ferreira, bispo de Valença, no Rio de Janeiro, e presidente da comissão episcopal para as juventudes da CNBB, apresentou o 3º Plano Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil, que tem como título “Ao seu lado”.


“Este plano é inspirado na passagem dos discípulos de Emaús, que o Senhor caminha ao lado dos discípulos e esses discípulos estão fugindo para Emaús, voltando de novo para a vida velha. E Jesus se coloca ao lado dos discípulos que nesse momento aquece o coração e volta ao vigor quando os discípulos reconhecem Jesus”, explicou padre Moisés Bispo, assessor eclesiástico da Pastoral Juvenil.



De acordo com padre Moisés, este novo plano para a juventude em nível nacional, adotado em assembleia pela juventude do Maranhão, apresenta uma proposta para caminhar juntos durante esses próximos quatro anos com base em quatro eixos: 1. formação; 2. vocação e missão; 3. estruturas de acompanhamento e assessoria; 4. cidadania, casa comum e dignidade.

“Concluo dizendo que temos muito trabalho durante os próximos anos para a nossa evangelização com as juventudes. E peço a Deus, nosso Pai, que possa continuar enviando sobre nós o seu Espírito para nos ajudar a crescer e a caminhar sempre mais no seu Reino, que é um projeto nosso e que a caridade dele nos impulsione sempre mais. Deus abençoe”, finaliza padre Moisés.


Presentes no final da Assembleia, o Coletivo Nós, que é formado por jovens da Pastoral da Juventude (PJ), recebeu um exemplar da Laudato Sí, Christus Vivit e do Projeto "Ao seu lado", pois um de seus eixos é sobre cidadania. O Coletivo Nós nasce da experiência da PJ quando atende ao apelo do Papa Francisco, quando afirmou a um jovem que ele mesmo fosse o agente promotor da mudança.


“A juventude é um campo fértil, um horizonte de possibilidades. Assim, que cada um à sua maneira se permita ouvir ao Senhor que chama, e se coloque a caminhar em direção àqueles que não conhecem ou se afastaram por alguma desilusão, como fizeram os discípulos a caminho de Emaús. Perseverança e coragem, afinal, Ele é o Caminho, Verdade e Vida”, pontuou Fábio Café.


A Assembleia contou com a assessoria de dom Nelson Francelino Ferreira, bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) da CNBB; Irmã Lizandra Both, FDC, assessora da PJ Nacional e da Pastoral Juvenil da diocese de Grajaú (MA); dom Vilson Basso, scj, bispo de Imperatriz (MA) e referencial da juventude do Regional NE5; padre Moisés Bispo, assessor regional da Pastoral Juvenil; dom Élio Rama, bispo de Pinheiro (MA) e referencial para a Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa do Regional NE5.


Fotos: Pastoral Juvenil - Regional Nordeste 5.


49 visualizações0 comentário
bottom of page