Pastoral Familiar da diocese de Caxias do Maranhão realiza 30ª Assembleia
- Ariana Frós
- há 12 horas
- 2 min de leitura

Nos dias 22 e 23 de novembro os agentes da Pastoral Familiar da diocese de Caxias do Maranhão reuniram-se em Assembleia, no Centro de Formação Wall Ferraz. O evento contou com representantes dos cinco zonais que dividem pastoralmente a diocese, com objetivo de eleger a nova coordenação diocesana e planejar o itinerário pastoral para os próximos anos.
Iniciada no período da tarde com uma mística de abertura, a assembleia teve um breve momento formativo antes da eleição da nova coordenação. Sendo eleitos o casal Willams e Angélica para coordenar a pastoral no triênio 2026/2028. Todo processo foi acompanhado pelo bispo diocesano, dom Sebastiao Duarte.
O segundo dia foi intercalado por momentos de prestação de contas, e de planejamento pastoral. O plenário, dividido em quatro grupos, definiu as seguintes diretrizes para a ação evangelizadora da pastoral familiar:
1. Eixo Formação: Instituição da Escola de Formação Diocesana, a ser realizada de modo itinerante nos cinco Zonais, cabendo às instâncias locais a organização logística.
2. Eixo Espiritualidade: Realização de um Simpósio Diocesano temático no decorrer do triênio e a orientação para a celebração da Missa das Famílias nas paróquias, respeitando-se as realidades locais.
3. Eixo Missão: Intensificação da Semana Nacional da Família e fomento estrutural aos setores Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais.
4. Eixo Articulação: Estabelecimento de visitas periódicas aos Zonais e a fixação de duas reuniões anuais da Coordenação Diocesana com os coordenadores paroquiais para alinhamento pastoral.
A Assembleia foi encerrada com a Santa Missa, presidida pelo padre Figueiredo, novo assessor eclesiástico. E, um momento de agradecimento ao trabalho desempenhado pelos casais José Carlos e Gilvana; e Chico Lima e Ivone; e pelo padre Luzimar, que estiveram na coordenação diocesana nos últimos anos.

