top of page
  • Secom

Pastoral Familiar da arquidiocese de São Luís realiza IV Fórum Arquidiocesano das Famílias

Centenas de agentes reuniram-se durante todo o dia para refletir o caminho de santidade



"A família como caminho de Santidade" foi o tema do IV Fórum Arquidiocesano das Famílias, realizado no domingo, dia 04 de setembro, no Iema, Centro de São Luís (MA). O IV Fórum Arquidiocesano das Famílias ainda teve como base para as reflexões o lema: “Família, casa do amor e Educadora para a Santidade".


Para o casal coordenador arquidiocesano, José de Arimateia e Maria José, o evento trouxe além de aprendizagem, fortalecimento da fé e missão. “Foi um momento de aprendizagem, mas, sobretudo, de esperança, de fortalecimento da fé e clareza na missão de trabalhar em prol das famílias. Vale destacar também a interação com outras pastorais e movimentos, já que os palestrantes foram também de movimentos diversos”, afirmaram.

Os agentes puderam acompanhar diversas palestras durante o IV Fórum. Foto: Igor Luís Abreu

O Fórum é realizado pelo quarto ano consecutivo e marca o término das atividades da Semana Nacional da Família na arquidiocese de São Luís, ocorrida no mês de agosto. Entretanto, neste ano, por diversos fatores, o Fórum foi adiado para o mês de setembro, e com grande participação dos agentes.


“Não poderia finalizar o dia, sem antes falar da nossa grande alegria de vivenciarmos mais este lindo evento da Pastoral Familiar. O Fórum foi excelente, muito aprendizado e ânimo para continuar a caminhada. Que Deus abençoe sempre a Pastoral Familiar!”, declarou Cid Roberto, que atualmente coordena o Setor Pré Matrimonial na arquidiocese ao lado da esposa Edna Veras.

A afirmação do casal foi confirmada pela agente Andrea Moraes. “Verdade, um dia de muito aprendizado e de fortalecimento na caminhada com palestras maravilhosas e testemunhos edificantes. Parabéns a equipe organizadora”, complementou.


Presentes no Fórum, o casal coordenador regional, Joimar e Lourdes, afirmou que o evento proporcionou renovação e animação da fé em Jesus Cristo. “O IV Fórum das Famílias foi mais um presente de Deus para todos nós, por nos proporcionar momentos de renovação e animação da nossa fé em Cristo Jesus. O nosso sentimento é de gratidão a Deus e a todos que contribuíram nesta missão. Esperamos em Deus, que continuemos trabalhando em unidade para que as famílias possam estar sempre no Caminho da Santidade”, afirmaram.


Parte da Comissão Regional da Pastoral Familiar esteve no IV Fórum.

Para toda a família

Diversas atividades foram oferecidas pelos catequistas. Foto: Igor Luís Abreu

Este ano, o IV Fórum teve um espaço voltado especialmente para as crianças. Os filhos dos agentes contaram com a área kids, com atividades de recreação, contação de histórias e muita animação, sob a coordenação da Pastoral Catequética da Paróquia São Cristóvão.


“Nesta edição tivemos uma novidade: o trabalho paralelo com as crianças. O espaço kids fez com que os participantes ficassem despreocupados, sabendo que os filhos estavam em atividades lúdicas, desenvolvidas por uma equipe catequistas”, aprovou o casal Arimateia e Maria José.


Participação e missão

Casal José de Arimateia e Maria José, coordenadores arquidiocesanos.

O IV Fórum contou com a participação de 198 agentes de pastorais, grupos e movimentos, como membros da Equipe vocacional, ECC, Pastoral da Catequese, Pastoral da música, Pastoral do Dízimo, Mesce, Grupo Legião de Maria, Terço dos Homens.


“Só podemos dizer que o IV Fórum atendeu nossas expectativas e que foi excelente. E, neste caso, só temos que agradecer a Deus, as equipes de trabalho, aos participantes e ao Clero que nos apoiou, e da Pascom da nossa Arquidiocese que também se empenhou na divulgação do IV Fórum das Famílias. E, vale destacar também as mensagens de incentivo de dom Ricardo Hoepers; do casal coordenador nacional, Solange e Alisson”, finalizou o casal Arimateia e Maria José.




Texto: Ariana Frós - Comunicação Regional Nordeste 5.

38 visualizações0 comentário
bottom of page