top of page
  • Secom

Pastoral do Dízimo do Regional Nordeste 5 realiza encontros de formação pelas dioceses

Atualizado: 15 de fev. de 2023



Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Pastoral do Dízimo do Regional Nordeste 5 realizou três formações em três dioceses distintas. Os encontros tiveram como objetivo formar novos agentes de pastoral para serem multiplicadores, além de proporcionar maior conhecimento sobre o dízimo aos agentes.


Imperatriz


Com assessoria de Antônio de Pádua, a formação que aconteceu na diocese de Imperatriz, no sábado (11), contou com a presença de 28 pessoas contemplando as dioceses de Imperatriz, Carolina e Grajaú. Esta formação foi voltada para novos formadores.


Padre Cícero, coordenador da pastoral do Dízimo da diocese de Carolina, participante pela primeira vez desta formação, afirmou que este foi um momento ímpar para a Igreja Católica no Sul do Maranhão. “Neste encontro viemos refletir sobre a autossustentabilidade para a Igreja não só do Maranhão, mas também de nosso país, e nós precisamos dar uma reviravolta. Precisamos da conversão pastoral de que tanto fala o nosso papa Francisco e a CNBB”, afirmou.


Brejo

Em São Bernardo, diocese de Brejo, a formação aconteceu também no sábado (11), e contou com a participação de cerca de 20 pessoas, representando seis paróquias (Barreirinhas, Água Doce do Maranhão, Magalhães de Almeida, Tutóia, São Bernardo e a área pastoral de Santana do Maranhão). A assessoria ficou por conta de Zé Carlos e José Raimundo.

Padre Adalberto Luís, da diocese de Brejo, pontua que a Pastoral do Dízimo ganhou visibilidade na diocese. “A Pastoral do Dízimo em nossa diocese tem se tornado agora bastante visível pelas atividades que os agentes têm desenvolvido nas paróquias e também pela participação nessas assembleias. Esses encontros são fundamentais porque nos ajudam a ver o conjunto da nossa caminhada e isso é muito importante pra nossa diocese e pra nossa Igreja”, disse.


“Foi uma imensa alegria, pra nós da Paróquia Santuário de São Bernardo, de ter recebido essa formação em nossa sede. Um farto momento de aprendizagem, muito rico, onde aprendemos o conceito, como implantar, trabalhar, sobretudo, viver a importância da gratidão, da partilha, e a espiritualidade do dizimista, que é a alma de toda pastoral”, afirmou padre Marcos Costa.


Zé Doca

Em Santa Luzia do Paruá, nos dias 11 e 12, aconteceu a primeira formação para agentes do dízimo com a equipe de coordenação do Regional Nordeste 5 da Pastoral do Dízimo, sob a assessoria de Vânia Mesquita. No total, 68 agentes participaram, representando quatro paróquias e uma área pastoral, da diocese de Zé Doca.

Fotos: Pastoral do Dízimo do Regional NE5.

158 visualizações0 comentário
bottom of page