top of page

Pastoral da Sobriedade promove Semana Nacional sobre Drogas

Atualizado: 25 de jun. de 2021

A Pastoral da Sobriedade - Organismo da CNBB, iniciou no último dia 19, a Semana Nacional Sobre Drogas 2021, com o tema: “O Isolamento Social e o Uso de Drogas”, e o lema: “A prevenção começa na família”. A semana de conscientização segue até o dia 26 de junho.



“Nossa intenção é trazer para este momento uma breve reflexão sobre o diálogo, a espiritualidade e a empatia no seio familiar. A família tem um papel importante como fator de proteção ao uso de substâncias, e diante de dias em que o luto e o medo se mostram presentes a todos os membros, muito nos preocupa quando a Pastoral da Sobriedade não participa de perto no processo de escuta”, explica a coordenadora nacional da Pastoral da Sobriedade, Denise Ferreira.


Desde o início da pandemia, a Pastoral da Sobriedade teve seus grupos de autoajuda suspensos de modo presencial. Já na modalidade online, houve um grande número de ausências nos atendimentos, devido à dificuldade em acompanhar o acesso remoto proposto.


Em consequência, muitos recaíram e tiveram suas famílias novamente imersas no flagelo da dependência e da co-dependência devido a dificuldades financeiras, desemprego, do medo pela doença, da falta de vacina para todos e de políticas públicas capazes de oferecer segurança com capacidade mínima de sustentabilidade.


Programação


Neste sentido, a Pastoral da Sobriedade realiza de 19 a 26 de junho, ações em todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil, com base no tema central da Semana.


Em âmbito nacional, a coordenação da Pastoral da Sobriedade promove neste dia 22, uma live através do facebook @pastoraldasobriedadeoficial, com o tema “Esporte e prevenção ao uso de drogas: mitos e verdades”, com o professor de Educação Física - Rodolfo Silva. Já no dia 24, no mesmo horário, padre Robério, assessor nacional da Pastoral da Sobriedade, junto com Denise, coordenadora nacional, abordará o lema da Semana Nacional sobre Drogas: “A prevenção começa na família”.


No Regional Nordeste 5, a abertura aconteceu no dia 19 com Santa Missa na Paróquia Sagrado Coração de Jesus do Bequimão, na Arquidiocese de São Luís. Durante a Semana, as dioceses realizam palestras, divulgação de depoimentos e entrevistas. Na Diocese de Bacabal, haverá Santa Missa no dia 25 de junho, às 19h, na Igreja São Pedro, em Trizidela, com transmissão pela Rede Vida de Televisão e mídias digitais da Diocese. Na Diocese de Caxias, durante a semana, haverá terço, novenas e depoimentos, e no dia 26, celebração na comunidade São Pedro, em Timom, às 19h.


O cartaz


O cartaz da Semana Nacional sobre Drogas traz com ênfase a cor amarela que remete ao livro do Programa de Vida Nova, com os 12 Passos da Sobriedade. O tema e o lema trazem a figura de uma família em isolamento social, representando tantas famílias brasileiras que se sentem ameaçadas, não somente pelo novo coronavírus, que se apresenta na janela, mas também pelo desemprego; pelos estudos remotos, sem estrutura digital para todos; pela violência doméstica, fruto da insegurança; pelo uso de álcool e da falta de proteção; pela falta de atendimento hospitalar, além de tantos outros mecanismos de morte.


O coordenador da Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste 5, João Batista Jansen, em vídeo, fala sobre o objetivo da Semana e da importância do trabalho da Pastoral, em conjunto com a família, neste contexto de isolamento social, confira:


49 visualizações0 comentário
bottom of page