top of page

Pastoral da Juventude realiza 10ª Ampliada Nacional (ANPJ) em Miracema do Tocantins

  • Secom
  • há 57 minutos
  • 4 min de leitura

 

 

O encontro reúne jovens de todo o Brasil para avaliar, refletir, fortalecer e planejar a caminhada da PJ para o quadriênio 2026-2028.

 

MIRACEMA (TO) – A Pastoral da Juventude (PJ) do Brasil iniciou na terça-feira (06), nas terras sagradas de Miracema do Tocantins (Regional Norte 3), a sua 10ª Ampliada Nacional (ANPJ). O evento, que se estende até o dia 10 de janeiro, marca um tempo importante de avaliação e discernimento da caminhada da Pastoral da Juventude, a partir do Plano Pastoral vigente, que possui duração de 6 anos.

 

Organizada pela Coordenação Nacional da PJ, em comunhão com a coordenação do Norte 3, a Ampliada reúne representantes regionais articulados, jovens das coordenações, assessoria juvenil, e convidados representantes de instituições parceiras, com o propósito de avaliar e planejar a ação evangelizadora e missionária da Pastoral da Juventude no país,revisar suas formas de presença, organização e ação, reafirmando o compromisso profético com as juventudes brasileiras e a construção da Civilização do Amor, à luz de Jesus Cristo.

 

A 10ª ANPJ tem como tema central "Ser PJ hoje: nosso ser e fazer" e traz como lema a paráfrase de Dom Pedro Casaldáliga: "Na beira do rio, o verbo se fez ação". Tendo como base o método pastoral VER, JULGAR, AGIR, AVALIAR E CELEBRAR, durante os 5 dias de programação, a ampliada propõe um olhar para os grupos de base, compreender as realidades e as formas que tem sido tecido a PJ pelo Brasil. É um momento coletivo de elaboração das propostas de ações e atividades a serem realizadas pela Pastoral da Juventude do Brasil, além da eleição do(a) jovem para o serviço da Secretaria Nacional.

 

A iluminação bíblica da Ampliada adota a mesma do Ano da Esperança, em Romanos 5,5: "A esperança não decepciona". Refletindo o convite deixado por Papa Francisco e reforçado por Papa Leão XIV de sermos peregrinos da esperança.

 


Wanessa Freire, Secretária Nacional da PJ, ressaltou a importância do evento para a caminhada da pastoral e seu papel na evangelização da juventude. "Que esta Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude seja um espaço de escuta do clamor da terra e da juventude, de renovação do nosso compromisso com os empobrecidos e de fortalecimento da nossa missão. Como juventude organizada, permanecemos à beira do rio da história, atentas aos sinais dos tempos, confiantes na possibilidade de novas margens", afirmou.

 

Reafirmando a importância das juventudes para a Igreja, Dom Antônio Fontinele de Melo, membro da Comissão Episcopal para as Juventudes da CNBB, ressaltou a articulação da PJ no Brasil e como a Ampliada contribui significativamente para o fortalecimento da pastoral. A articulação da PJ no Brasil é a esperança para a nossa juventude, impulsionando o sonhar, o caminhar, o profetizar, o amar, o servir e ajudando a construir uma igreja mais próxima do povo e uma sociedade justa e solidária. Por isso, este é um momento de partilha, de comunhão, de nos fortalecer e voltar para o chão da nossa missão ", concluiu.

 

 

AMPLIADA À BEIRA DO RIO - NO CORAÇÃO DO BRASIL

A escolha do local para a ampliada nacional ganha um significado especial: às margens do Rio Tocantins, no coração do Brasil. A Diocese de Miracema do Tocantins acolhe, por cinco dias, as atividades da ampliada, ressaltando a importância da pluralidade das juventudes e a forte presença da Pastoral no Norte do Brasil.

 

O ambiente à beira do rio, simbolizando vida, movimento e esperança, reforça a mensagem de que “o Verbo se fez ação” e continua a se manifestar na história de cada jovem que trilha o caminho da fé. Essa é a segunda vez que a ANPJ acontece no estado do Tocantins. Em janeiro de 2008, a Arquidiocese de Palmas (que na época era o Regional Centro-Oeste da CNBB) sediou a 4ª Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude.

 

Dom Philip Dickmans, bispo diocesano de Miracema, expressou a alegria e a expectativa em receber a todos na diocese. "É bom demais, a gente ficou muito feliz quando recebemos o convite, e prontamente aceitamos receber os jovens do Brasil, eles são muito bem-vindos", declarou. Compartilhando sua emoção na abertura do evento, Dom Philip destacou a renovação da juventude que sente ao estar com o grupo.

 

"Na abertura senti de novo aquela juventude, de toda a vida, que vivenciei na minha terra, como padre em Palmas, e aqui também, sempre acompanhando e reservando o tempo de estar junto com os jovens, porque é uma alegria muito grande. De vez em quando tem umas 'loucuras', mas faz parte, é a força e a identidade da juventude."

 


O bispo finalizou com uma mensagem de esperança e missão, alinhada com os apelos da Igreja: "Estou muito feliz mesmo e espero muito que estes cinco dias, esta assembleia, se tornem um momento de ousar, como nos disse o Papa Francisco. E iluminados pela Epifania do Senhor, dos Santos Reis, e quando o Papa Leão fechou a porta e disse: 'olha, a porta está fechada, mas continuamos peregrinos da esperança', então este é o convite e a missão também da juventude."

 

Texto: Kleilson Nunes

Fotos: Teias da Comunicação - Pastoral da Juventude

PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page