top of page
  • Secom

Pastorais Catequéticas, Batismo e da Comunicação foram pautas em destaque no terceiro dia da Visita




Os bispos do Maranhão iniciaram o terceiro dia Visita Ad Limina Apostolorum com a Santa Missa na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, nesta quarta-feira (01). Nesta Basílica, o papa Francisco sempre faz suas orações e pede a interseção de Maria para realizar bem a sua missão.


Em seguida, dirigiram-se à Congregação para a Doutrina da Fé, onde abordaram suas preocupações com as pastorais do Batismo e Catequética. Na Secretaria de Estado e Segunda Seção, abordaram a questão da pobreza, e uma das causas apontadas é justamente a falta de bons políticos que orientem e defendam o bem comum. Na ocasião, foram incentivados e orientados a formar cristãos no mundo da política porquê assim, a sociedade brasileira vai melhorar. Ambas audiências foram relatadas pelo bispo da diocese de Grajaú, dom Rubival Cabral.


“Foram muito importantes as nossas colocações e também as dúvidas que foram tiradas. Na Doutrina da Fé, falamos muito sobre as normas sacramentais, em modo particular do Sacramento do Batismo”, afirmou dom Gilberto Pastana.


No período da tarde, foi a vez do Dicastério de Comunicação, com relatoria do arcebispo da arquidiocese de São Luís e referencial para a comunicação do Regional Nordeste 5, dom Gilberto Pastana. “Como é importante nós nos comunicarmos e daqui mandar essa mensagem, mandar essa benção para todos vocês”, evidenciou dom Gilberto.


Agora, é preciso aprender, valorizar e utilizar esses meios de comunicação na melhor forma possível, viável e de qualidade.

Para dom Sebastião, essa experiência no Dicastério de Comunicação foi muito positiva. “Foi falado da importância dos meios de comunicação, e esses meios de comunicação hoje estão até no dia a dia nosso, e às vezes se torna até mais baratos para produzir qualquer coisa. Agora, é preciso aprender, valorizar e utilizar esses meios de comunicação na melhor forma possível, viável e de qualidade. Foi, então, um dia muito rico que nós vivenciamos”, relatou dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá e presidente do Regional Nordeste 5.


Comunicação

No Regional Nordeste 5, a comunicação utiliza o site institucional para reverberar as ações da Igreja no Maranhão, e desde setembro de 2021 tem um programa de rádio, de caráter jornalístico, em parceria com as rádios Educadora AM 560 (São Luís), Educativa FM 106,3 (Coroatá) e Boa Notícia FM 91,1 (Balsas). As três rádios juntas têm um grande alcance no estado do Maranhão fazendo com que as atividades desta Igreja particular cheguem ao conhecimento de centenas de fiéis maranhenses e regiões próximas.


A Pastoral da Comunicação também atua em parceria com a comunicação institucional do Regional Nordeste 5 e juntas mantém um trabalho de forma integrada e colaborativa, à exemplo da cobertura da Visita Ad Limina. O bispo referencial para a comunicação é dom Gilberto Pastana, e o presidente do regional, dom Sebastião Bandeira, que apoia com louvor as iniciativas de comunicação no estado.



27 visualizações0 comentário
bottom of page