top of page
  • Secom

Pascom São Luís tem nova coordenação eleita

Atualizado: 25 de out. de 2022


Comissão Arquidiocesana 2019/2022.

Com as bênçãos de São José e São Pantaleão, no início de 2019, uma nova Comissão para a Pastoral da Comunicação se formava na Arquidiocese de São Luís, eleita após pleito em encontro arquidiocesano sediado na paróquia sob o orago destes santos, no centro de São Luís.


Os comunicadores, Rosângela Garcez, Ariana Frós, Jaqueline Mouchereque, Dorivan Lima, estas três últimas jornalistas, e, na pasta de formação, Paulo Victor e Edvaldo Teixeira, respectivamente coordenador e vice-coordenador da Pascom Maranhão, juntamente com o padre Gutemberg Feitosa e o diácono permanente Antony Luso, na assessoria eclesiástica, assumiam os trabalhos da Comunicação na Igreja particular de São Luís.


Comissão essa que iniciou com muita força de vontade e comprometida com a missão, porém, não contava com um desafio a mais: evangelizar em meio a uma pandemia global que se instalava.


Para todos, tempos difíceis, mas os comunicadores do Reino puderam mais uma vez se reinventar e mostrar que o amor à missão é grande. Muitas pastorais surgiram nessa época e houve grandes resultados. "Podemos dizer que todos nós vencemos os desafios e conseguimos Evangelizar por plataformas digitais", afirmou Ariana Frós, vice coordenadora da Pascom São Luís.


E ressaltou: "estamos em 2022, e hoje podemos voltar a nos reunir, a nos abraçar e registrar os momentos festivos de nossas paróquias. E, hoje, principalmente, nós que fizemos parte dessa Comissão, podemos afirmar o que nos disse a liturgia dominical: 'combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé'" (2Tm 4,7).


Anunciou a coordenadora, Duda Garcês: "É com o coração cheio de gratidão a Deus pela oportunidade de alcançar tantos corações pasconianos, que hoje, 23 deste mês missionário, nossa Comissão - gestão 2019/2022, igualmente com as bênçãos de São José e São Pantaleão, na presença de dom Gilberto Pastana, e do padre Jadson Borba, até aqui cumprimos nossa missão". A comissão se despediu com a certeza de que a missão foi realizada com todo amor e respeito que ela merece.

Padre Gutemberg presidiu a Santa Missa que antecedeu a eleição.

Após a missa que deu abertura ao encontro, representantes das pastorais de comunicação das paróquias presentes dirigiram-se ao Salão Paroquial para a eleição da nova coordenação em nível arquidiocesano, e, para algumas foranias, a eleição também da coordenação forânea. O processo contou com a presença do padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária da Arquidiocese, e do Arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana, que visitou o encontro.


Padre Jadson Borba destacou que este novo modelo de gestão será implantada em todas as pastorais da Arquidiocese: "todas as foranias terão seus respectivos coordenadores forâneos que formarão a comissão arquidiocesana e, entre eles, o coordenador arquidiocesano eleito. Dom Gilberto, também bispo referencial para a comunicação no regional, destacou: "este é um momento muito importante não só para a pastoral da comunicação, mas para a vida de toda a nossa Igreja, precisa ser entendido e abraçado por todos".


Com votação em dois turnos, Beatriz Fernandes, da Forania Nossa Senhora da Vitória, eleita também para a coordenação da sua forania na semana anterior, foi eleita a nova coordenadora arquidiocesana da Comunicação. A Beatriz, da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Centro Histórico da capital maranhense, tem o apoio de todas as paróquias da sua forania e conquistou a maioria dos votos das paróquias da Arquidiocese. A Pascom Maranhão deseja boas-vindas e deseja ardentemente que seja frutuosa a sua gestão. "Breve estará em nosso circuito e conhecerá seus colegas, também coordenadores diocesanos, para o trabalho comum, e importantíssimo, para a Igreja no Maranhão". Declarou Paulo Victor, coordenador regional, presente na eleição.


"Estou a disposição da nossa Igreja, agora, a inteira disposição da Pascom São Luís, a Comunicação da nossa Igreja particular. Até aqui o Senhor me trouxe. Aqui estou!".

Beatriz ao lado de dom Gilberto, que esteve presente e acompanhou o processo eletivo.

"Estou a disposição da nossa Igreja, agora, a inteira disposição da Pascom São Luís, a Comunicação da nossa Igreja particular. Até aqui o Senhor me trouxe. Aqui estou!". Declarou Beatriz Fernandes, coordenadora eleita da Pascom São Luís, que, com a comissão arquidiocesana de dez coordenadores forâneos recém eleitos, irá gerir a Comunicação pastoral da Arquidiocese Metropolitana de São Luís.


"Aonde mandar eu irei, o seu amor eu não posso ocultar". (Nossa Missão)



Todos os presentes aprovaram a nova coordenação e agradeceram a disposição da Comissão que dedicou-se nos últimos anos frente à Comunicação da arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Texto: Pascom São Luís com colaboração da Pascom Maranhão. Fotos: Ribamar Carvalho.

344 visualizações0 comentário
bottom of page