top of page
  • Secom

PASCOM-Brasil divulga a identidade visual 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais



A celebração do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais já tem identidade visual escolhida após realização do quarto concurso. Phelipe de Carvalho Souza atua na Paróquia Imaculada Conceição, na cidade de Cruzeiro, e coordena a Pascom na Diocese de Lorena, estado de São Paulo, regional Sul 1 da CNBB. O jovem designer se inspirou no Evangelho citado pelo Papa Francisco na mensagem deste ano: “o homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro, tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração”. O cartaz escolhido pela comissão julgadora irá ilustrar todas as peças para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que, neste ano, será celebrado no dia 21 de maio.


Phelipe contou que é a primeira vez que participa do concurso. “Quando foi lançado o tema da mensagem do Papa para o DMCS deste ano, tive a ideia e resolvi me inscrever. A inspiração veio sobretudo de uma frase do evangelho que o Papa Francisco usa na mensagem ‘a boca fala daquilo que o coração está cheio’. Essa é uma motivação que eu levo pra minha vida, uma das passagens que mais gosto no Evangelho. Então, eu não podia deixar de participar. Mas sendo sincero, jamais achei que teria chance.”


O bispo diocesano de Lorena (SP), dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, manifestou, por meio de mensagem, a alegria pela notícia.


“É uma grande alegria para toda a diocese, e uma grande motivação para todos os agentes da Pastoral da Comunicação de nossa diocese. A vitória tem um caráter de unidade, ou seja, o ministério desenvolvido nesta diocese não é algo que fica restrito à está igreja particular, mas está a serviço da Igreja do Brasil.”


Acolher, escutar e falar

Sobre o processo criativo, o designer partilha que buscou expressar que do nosso coração pode brotar muitas coisas boas, basta saber qual a estrada que abre esse caminho. “No centro, a pessoa de Jesus, representado na cruz, nos oferece o modelo claro de tudo aquilo que precisamos plantar em nós para oferecer bons frutos”, destacou.


Ainda sobre a mensagem, Phelipe comenta o itinerário que o Papa Francisco tem proposto à comunicação nas mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais e que, especificamente neste ano, continuando o tema do ano passado, reflete como o coração precisa estar preparado para acolher, escutar e saber falar.


Sobre a sua trajetória de vida e pastoral, o pasconeiro de 32 anos comenta que é apaixonado por comunicação. “Me formei em Publicidade e Propaganda e o design entrou na minha vida mais como hobby. Comecei minha jornada na Pascom em 2012, como coordenador na Paróquia Imaculada Conceicao na minha cidade, em Cruzeiro. Em 2014, fui convidado para integrar a equipe de comunicação dos Jovens Conectados, colaborando na Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, um tempo muito rico de aprendizado e partilha. Hoje, atuo como assessor leigo na Pastoral da Comunicação da Diocese de Lorena, interior de São Paulo, e sou membro da equipe de comunicação da Signis Brasil Jovem.”

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page