top of page
  • Secom

Para fazer ecoar os gritos de fome, juventudes realizam DNJ no Maranhão com louvor e solidariedade

Atualizado: 1 de nov. de 2023



No último final de semana (28 e 29/10) as dioceses do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizaram diversas ações para celebrar o Dia Nacional da Juventude – DNJ. Por mais um ano, o DNJ reforça a temática da Campanha da Fraternidade e trouxe o lema “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17).


Para dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, o DNJ é uma celebração da festa das juventudes católica brasileira que pode impulsionar ações de transformação da realidade, sobretudo da fome que fere o corpo e a dignidade das pessoas.


“Como seguidores de Jesus, atentos aos seus ensinamentos e gestos, não podemos ficar indiferentes à realidade que nos rodeiam e que impede muitos de nossos irmãos e irmãs a viverem o projeto que Deus sonhou para suas vidas”, explica o bispo.

Diocese de Brejo

Na Diocese de Brejo, como gesto concreto, as juventudes elaboraram uma Carta Propositiva para o Governo do Estado. O objetivo é fazer ecoar os gritos de fome do Baixo Parnaíba, em especial, Fome de Políticas Públicas para a Juventude.


Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Em São Luís, reunidos no Convento das Mercês, as juventudes tiveram momentos de animação, palestras, celebração e louvor. O DNJ para eles também foi marcado pela solidariedade. As juventudes ali reunidas conseguiram arrecadas alimentos não perecíveis, e montaram cestas que já foram distribuídas para as comunidades carentes da grande São Luís.




No sul do Maranhão, em Carolina, as juventudes percorrem com muita animação ruas e avenidas da cidade. Em Grajaú, Pinheiro e Viana, as juventudes reuniram-se para momentos de espiritualidade e animação.



“Parabéns pelo vosso testemunho, alegria, compromisso. Jovem evangelizando jovem. Que seja um tempo de graça para as juventudes de nosso país. Um abraço de dom Vilsom para todos vocês”, afirmou dom Vilsom Basso, em mensagem oficial de agradecimento às juventudes do Brasil.

A Diocese de Imperatriz ainda vai realizar seu DNJ, no domingo, dia 25 de novembro, no ginásio da escola Santa Teresinha, em conjunto com a Pastoral Vocacional, por ocasião do encerramento do Ano Vocacional.


A programação inicia às 16h com adoração ao Santíssimo, e logo após, celebração da santa missa presidida por dom Vilsom Basso. Haverá ainda apresentações musicais e teatrais, além de exposição dos grupos e congregações presentes na diocese sobre seu carisma e vocação.


Com informações e fotos da Pastoral Juvenil do Regional Nordeste 5 da CNBB.

140 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page