Papa Leão XIV assina sua primeira Exortação Apostólica
- Vatican News
- 9 de out.
- 1 min de leitura

Nesta quinta-feira, 9 de outubro, às 12h na Itália (7h no horário de Brasília), foi apresentada a primeira Exortação Apostólica do Papa Leão XIV, intitulada “Dilexi te” (em português, “Eu te amei”).
O título da exortação vem de Apocalipse 3,9, o último livro da Bíblia. O documento pode ser considerado complementar à “Dilexit nos” (“Ele nos amou”), a quarta e última encíclica publicada pelo Papa Francisco sobre “o amor humano e divino do coração de Jesus Cristo”, em 24 de outubro de 2024.
Enquanto aquela encíclica convocava os fiéis a se concentrarem no amor de Jesus, esta nova exortação — iniciada por Francisco e concluída por Leão XIV — enfatiza o chamado aos fiéis para amarem os pobres como Jesus amou.
Por esta razão, em continuidade com a Encíclica Dilexit nos, o Papa Francisco, nos últimos meses da sua vida, estava a preparar uma Exortação Apostólica sobre o cuidado da Igreja pelos pobres e com os pobres, intitulada Dilexi te, imaginando Cristo a dirigir-se a cada um deles dizendo: Tens pouca força, pouco poder, mas «Eu te amei» ( Ap 3, 9).
Com informações de VaticanNews.





Comentários