top of page
  • Secom

Ordem dos Timbiras: Dom José Belisário da Silva receberá homenagem do governador Flávio Dino


Considerando os relevantes serviços prestados ao Estado do Maranhão, contribuindo para o bem estar social e grandeza espiritual do povo maranhense, o governador Flávio Dino admitiu a Ordem dos Timbiras, no grau de Grande-Oficial, a Dom José Belisário da Silva.


A homenagem será realizada no dia 18, dia da posse do novo arcebispo, durante a fala do governador Flávio Dino, no Parque São João Paulo II.


A medalha Ordem dos Timbiras é a maior honraria que o Governo do Maranhão presta a um cidadão. É concedida àqueles que se destacaram pelos relevantes serviços prestados em benefício da população.


História


O arcebispo de São Luís do Maranhão é natural de Carmópolis (MG). Nascido em 4 de agosto de 1945, estudou Filosofia no Convento São Boaventura de Dalton Filho (RS) e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (MG). Cursou Teologia no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Católica de Minas Gerais. Também tem formação em Espiritualidade Franciscana pela Cefepal de Petrópolis (RJ).


Dom José Belisário da Silva foi ordenado padre em dezembro de 1969. Foi nomeado bispo da diocese de Bacabal (MA) em dezembro de 1999. A ordenação episcopal aconteceu no dia 19 de fevereiro do ano seguinte, em sua cidade natal. O lema escolhido é “Invisibilem tamquam videns” (Como se visse o Invisível). Em 2005, foi nomeado arcebispo de São Luís. Em 2021, por motivo de idade, dom José Belisário da Silva apresentou pedido de renúncia ao Papa Francisco. Como seu sucessor assume dom Gilberto Pastana de Oliveira a Arquidiocese de São Luís.

92 visualizações0 comentário
bottom of page