top of page
  • Secom

O Testemunho dos Santos e a Pascom


São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, e São John Henry Newman, foram os santos citados por Papa Francisco, na mensagem do Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2023.

Saudações irmãos e irmãs que atuam na Pascom em nossas comunidades eclesiais. Nesta ocasião da Semana da Comunicação 2023, é uma alegria escrever sobre os santos e santas que são referências especiais para nós, família Pascom.


De início, convém ressaltar que, como afirma a Oração Eucarística II, a Trindade é a fonte de toda a santidade. E como afirma o Evangelho de Mateus 5, 48: “sejam perfeitos (santos) como vosso Pai”. Amando e servindo a Deus, vários homens e mulheres foram reconhecidos e canonizados por nossa Igreja como referenciais humanos de santidade, isto é, de realizar exemplarmente com a própria vida a vontade do Bom Deus. Também não pode passar desapercebido, como disse certa vez o Papa Bento XVI, que “existem santos que só Deus sabe o nome”, ou como ensina o Papa Francisco, na “Exortação Apostólica Alegrai-vos e Exultai”, há vários santos anônimos no dia a dia.


Evidentemente que há vários santos que podem ser apontados como preciosos intercessores para a Pascom. Entretanto, gostaria de brevemente destacar três: Nossa Senhora Aparecida, São José de Ribamar e São Maximiliano Kolbe.

Nossa Senhora Aparecida. Há alguns anos a Pascom Brasil foi confiada à intercessão de Maria, sob o título de Aparecida, a Padroeira de nosso país. Maria santíssima é modelo para nós em todos os sentidos, e para nós comunicadores se ressalta Maria que é visitada pela comunicação do anjo e que visita levando a comunicação do seu Filho, como no encontro com Isabel e nas Bodas de Caná. Maria, comunica a fé em Jesus! Na devoção à Senhora de Aparecida, Deus se comunica aos devotos, desde as águas do rio Paraíba.


São José de Ribamar, guardião do Redentor e esposo de Maria, venerado em nosso estado há várias décadas como Padroeiro do Maranhão. José, para nós, destaca o silêncio fecundo e a capacidade de escutar, sonhar e realizar o projeto de Deus. Modelo de esposo e pai, José soube guardar os três mais preciosos tesouros: Jesus, Maria e o dom da fé. Em seu Santuário de Ribamar, José continuar a comunicar a fé a tantos. As romarias, os batizados, as pregações, as missas, as bênçãos de pessoas, objetos e veículos... são comunicação da graça de Deus ao seu povo peregrino, já que a vida é peregrinação.


São Maximiliano Kolbe, polonês de origem e franciscano conventual por vocação, padre Kolbe encampou a missão no Japão, para comunicar Jesus. Desenvolveu atividades pastorais por meio da revista da Imaculada, demonstrando a necessidade de usar os meios de comunicação para evangelizar. No campo de concentração durante o horror da guerra trocou sua vida para que um pai de família condenado à morte pudesse viver. O martírio de padre Kolbe e sua devoção a Maria Imaculada são um grande incentivo à evangelização.


Querido agente pascom, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, de São José de Ribamar e de São Maximiliano Kolbe, nosso Deus Comunicação de Fé e Vida, abençoe nossas comunidades e nossa missão de comunicar o Evangelho.


Abraço e bênção, do irmão e pastor em Cristo!


Por Gutemberg de Sousa Feitosa

Presbítero, jornalista e professor

Pároco de São Maximiliano Kolbe

Diretor da Rádio Educadora 560 AM e do Jornal do Maranhão

Professor da Faculdade Católica Iesma


twitter.com@padreguto10

reverberarvida.blogspot.com.br

108 visualizações0 comentário
bottom of page