O primeiro dia do mês de maio é marcado no calendário como Dia do Trabalho. Na Igreja Católica, celebra-se o Dia de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores. Visando que o mês e todos os dias é dia do trabalhador, dom José Valdeci Mendes, bispo diocesano de Brejo e referencial das Pastorais Sociais- REPAM do Regional NE5 da CNBB e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sócio Transformadora da CNBB, emite nota endereçada a todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Em seu texto, dom Valdeci, menciona Edvaldo Rocha, trabalhador quilombola, assassinado porque lutava pela titulação do território de sua comunidade.
Confira a nota na íntegra:
Nota pelo dia do Trabalho
"Não há pobreza pior do que aquela que priva do trabalho e da dignidade do trabalho"(FT n°162)
Em comunhão com os trabalhadores e trabalhadoras e em espírito de sinodalidade, nos solidarizamos e homenageamos toda a classe trabalhadora.
Vivemos momentos conturbados de perdas de direitos, com assassinatos de lideranças, como aconteceu no último dia 29 de abril com a liderança quilombola Edvaldo Rocha, assassinado porque lutava pela titulação do território quilombola Jacarezinho, no Município de São João do Sóter-MA, além disso, acontecem despejos de diversas comunidades, ameaças e atentados contra famílias.
É também um período desafiador, de reconquistas de direitos e retomada do Projeto do Brasil que queremos, um país digno, com terra, teto e trabalho para todos (as).
É momento de esperançar, sendo urgente nos unirmos para o bem viver e encantar a política social como estratégia coletiva.
Portanto, que nossas atitudes sejam de zelar pela vida humana e de toda criação.
Brejo, MA, 01 de Maio de 2022
Dom José Valdeci dos Santos Mendes
Bispo Diocesano de Brejo- MA
Referencial das Pastorais Sociais- REPAM do Regional NE5 da CNBB
Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sócio Transformadora da CNBB
Nota de Solidariedade para download:
Comments