top of page

Nota de pesar pelo falecimento de padre José Bráulio Sousa Ayres

Atualizado: 23 de mai. de 2020

“Quem crê em mim terá a vida eterna!” (Jo 6,47).



São Luís, 18 de maio de 2020.


Ao receber a notícia da páscoa definitiva do padre José Bráulio Sousa Ayres, ocorrida nesta manhã desta segunda-feira, dia 18 de maio de 2020, em São Luis-MA, o Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB quer expressar  solidariedade e comunhão para os seus familiares e à Arquidiocese de São Luís, reconhecendo, também, a grande contribuição que ele deixou à Igreja no Maranhão.


Filho de Penalva-MA, Quilombo Santo Antonio, veio residir em São Luís, onde logo começou seu engajamento nas comunidades, despertando a sua vocação sacerdotal.


Ele assumiu a missão de evangelizar, como sacerdote, no clero da Arquidiocese, sendo ordenado em 1981, como primeiro padre desta Igreja, depois de muitos anos sem ordenações sacerdotais.


Além de contribuir na formação dos presbíteros no Regional, ele era membro dos Agentes de Pastoral Negro (APNs) e dos Padres e Bispos Negros no Brasil, do Instituto Mariama, valorizando o diálogo inter-religioso com o povo de matriz africana.


Assumiu varias paróquias na Arquidiocese, principalmente na periferia, onde criava e fortalecia as Comunidades Eclesiais de Base, participando dos movimentos sociais.


Fundador do Centro de Estudos Bíblicos - CEBI no Maranhão, tendo cursado em 1984 o primeiro Curso Intensivo de Bíblia realizado pelo mesmo. Fez estudos na Itália e ensinou por muitos anos no IESMA a disciplina de Antropologia Teológica.  


O nosso agradecimento ao padre Bráulio Ayres pela sua presença amiga, alegre, solidária, respeitosa e missionária em nosso meio e pelo grande apoio que ele sempre deu aos presbíteros diocesanos de todo o nosso estado.


Na certeza da Ressurreição, acreditamos que, padre Bráulio está no coração da Santíssima Trindade, intercedendo por todos nós, principalmente os mais pobres e vulneráveis, a quem doou a vida, e  pela Igreja do Maranhão.


Presidência da CNBB Maranhão.


Dom Sebastião Bandeira Coêlho

Presidente

Dom Esmeraldo Barreto de Farias

Vice-presidente

Dom Rubival Cabral Britto

Secretário

413 visualizações0 comentário
bottom of page