• Secom

Nota de Pesar - padre Humberto Guidotti



Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão saciados! (Mt 5, 6)


É com imenso pesar que nós do Regional NE5 da CNBB, recebemos a notícia do falecimento do nosso querido irmão, Pe. HUMBERTO GUIDOTTI, missionário fidei donum, hoje, 11 de outubro de 2021 na cidade de Pistoia, na Itália.


Pe. HUMBERTO GUIDOTTI, por vários anos foi missionário em Manaus-AM, convidado por Dom Franco Masserdotti, bispo de Balsas (in memoriam), veio para nosso Regional NE5 da CNBB, para contribuir principalmente, na formação de lideranças das comunidades, das pastorais como também, na formação dos futuros sacerdotes maranhenses. Indo residir em São Raimundo das Mangabeiras-MA, Diocese de Balsas-MA.


Dedicou toda a sua vida aos mais pobres. Foi grande incentivador e animador das Comunidades Eclesiais de Base-CEBs, do protagonismo do laicato na Igreja com seu canto, com suas poesias, com seus escritos e, sobretudo, no seu compromisso com A JUSTIÇA E O DIREITO!


Defensor da causa ambiental, tanto na Amazônia, quanto no Cerrado maranhense colocando-se a favor de uma agricultura familiar-sustentável, e de uma economia solidária, que fosse ALIMENTO para os mais pobres. Sendo assim, crítico do agronegócio que privilegia uma monocultura excludente, uma economia de mercado-lucrativa em benefício de uns poucos. Sua voz foi ANÚNCIO a favor de uma ECOLOGIA INTEGRAL e DENÚNCIA do capital que destrói e mata a CASA COMUM!


Pe. HUMBERTO GUIDOTTI contribuiu muito no Instituto de Escola Superior do Maranhão – IESMA, onde são formados os nossos seminaristas, sendo professor por vários anos. E, ainda, na Escola Regional de Doutrina Social da Igreja- DSI, por dois anos seguidos.


A nossa eterna gratidão, a você, Pe. HUMBERTO GUIDOTTI, grande lutador do DIREITO e da JUSTIÇA, VOZ dos que não tem voz!


E, agradecemos ainda, profundamente toda a entrega, toda doação, todo compromisso junto aos mais pobres!


Descanse em paz!!! Interceda por nós!


O nosso Regional NE 5 da CNBB, lamenta seu falecimento e solidariza-se com seus familiares e com sua Diocese por este momento de dor e de sofrimento por tão inesperada perda de nosso querido amigo missionário!


Mas, nós acreditamos na VIDA! Acreditamos na VIDA ETERNA! Acreditamos na Ressurreição dos mortos!


Pe. HUMBERTO GUIDOTTI, PRESENTE na VIDA do povo que tanto amou!!


Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. (Jo 11, 25-26)


Presidência da CNBB Maranhão.



Dom Sebastião Bandeira Coêlho

Presidente


Dom Esmeraldo Barreto de Farias

Vice-presidente


Dom Rubival Cabral Britto

Secretário


 

Nota de Pesar para download:


Nota de Pesar - Pe. HUMBERTO GUIDOTTI
.pdf
Download PDF • 122KB

18 visualizações0 comentário