top of page

Nota de Pesar - Dom Geraldo Dantas

A presidência do Regional Nordeste 5 divulga nota de pesar e expressa sua comunhão e solidariedade à Arquidiocese de São Luís do Maranhão, à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, Os Dehonianos, e aos familiares de D. Geraldo Dantas de Andrade, SCJ, por ocasião de sua páscoa.

Confira a nota na íntegra:


“Sei em quem acreditei” (2Tm. 1,12)


É com os sentimentos de gratidão e reconhecimento que o Regional NE 5 da CNBB, expressa sua comunhão e solidariedade à Arquidiocese de São Luís do Maranhão, à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, Os Dehonianos, e aos familiares de D. Geraldo Dantas de Andrade, SCJ, bispo auxiliar emérito, desta arquidiocese, falecido neste 1° de maio, Ano dedicado à São José.


Dom Geraldo, foi ordenado Bispo Auxiliar de São Luís, em 18 de abril de 1998, depois de ter trabalhado vários anos em nosso estado. Entre os vários serviços, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Monte Castelo. Por onde passou, é lembrado com muito carinho pela sua simplicidade, sorriso sempre aberto, seu bom humor, acolhimento, e de doação ímpar aos mais pobres.


Ao longo de seu pastoreio como Bispo, assumiu em nosso Regional, a Comissão Episcopal Pastoral para Ministérios ordenados e Vida consagrada, demonstrando o seu zelo e amor pela pastoral vocacional. Ele pregou inúmeros retiros para os presbíteros e religiosos, colaborou na formação dos seminaristas e testemunhou um exemplo de muita proximidade a Deus, aos irmãos no episcopado, ao clero e ao povo, especialmente aos que vivem em situação de periferia geográfica, existencial e eclesial.


Durante o período de sua doença, aprendemos tantas lições que serão muito importantes para o mundo de hoje. O respeito sagrado que devemos ter pela vida de cada ser humano, até o último momento, a importância das pessoas que silenciosamente cuidam dos doentes, com amor e por amor e que no sofrimento e na fragilidade podemos também transmitir uma mensagem de fé e solidariedade, criando vínculos entre as pessoas que se sentem tocadas pelo sofrimento humano. Juntamo-nos àqueles que gostariam de dizer o “muito obrigado” para tantos profissionais da saúde, amigos, leigos, seminaristas, religiosos e ordenados que dedicaram tempo e recursos para cuidar tão bem dele, neste período.


Por comungarmos com o seu lema episcopal “Sei em quem acreditei” (2Tm. 1,12) animam-nos a certeza e a esperança de que a sua morte, foi uma passagem para uma vida mais plena e que pela sua fidelidade, ele agora junto ao Pai, estará intercedendo pela a Igreja no Maranhão para que possamos ajudar na cura de todas as doenças, enxugar as lágrimas de dor e tristeza e a saciar a sede do infinito que está no coração de cada pessoa.


São Luís, 01 de maio de 2021


Dom Sebastião Bandeira Coelho

Presidente

Dom Jan Kot

Vice-presidente

Dom Rubival Cabral Britto

Secretário

 

Nota de Pesar para download:

Nota de Pesar - Dom Geraldo Dantas
.pdf
Download PDF • 469KB

110 visualizações0 comentário
bottom of page