
A terceira semana de fevereiro iniciou com a nomeação do novo bispo diocesano de Grajaú. Nesta segunda-feira (17) Papa Francisco nomeou monsenhor Giuseppe Luigi Spiga como bispo da diocese de Grajaú (MA). A diocese de Grajaú encontrava-se vacante desde março de 2024 quando o Santo Padre transferiu dom Rubival Cabral Britto para a diocese de Bom Jesus da Lapa (BA). A presidência do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo irmão.
Mensagem de acolhida ao novo bispo da diocese de Grajaú
São Luís, 17 de fevereiro de 2025
Nós, bispos do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), compartilhamos da alegria da Igreja particular de Grajaú pela nomeação do seu novo bispo diocesano, monsenhor Giuseppe Luigi Spiga. Em espírito de comunhão, saudamos o novo irmão que chega para somar ao pastoreio da Igreja no Maranhão.
Agradecemos imensamente ao padre Weslly Melo, que esteve na administração da diocese nesses últimos meses, enquanto a diocese esteve vacante com a transferência de dom Rubival Britto para a diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), em maio de 2024.
Fazemos votos que monsenhor Giuseppe Luigi Spiga, possa realizar um fecundo pastoreio entre nós, fortalecendo a comunhão existente em nosso episcopado e, ajudando a criar no Regional cada vez mais uma Igreja com rosto amazônico, e que iluminados pelo Jubileu de Esperança caminhemos firmes e em unidade com a Igreja no Brasil e no mundo.
Que São José, padroeiro da diocese de Grajaú, seja seu auxílio nesta nova missão!
Em Cristo,
Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Arcebispo de São Luís do Maranhão e Presidente do Regional NE5 da CNBB
Dom Sebastião Lima Duarte
Bispo Diocesano de Caxias – MA e Vice Presidente do Regional NE5 da CNBB
Dom Francisco Lima Soares
Bispo Diocesano de Carolina – MA e Secretário do Regional NE5 da CNBB
Biografia de padre Giuseppe
Padre Giuseppe Luigi Spiga (Pe. José)
É natural da Itália, nascido em Serramanna, aos 29 de julho de 1972. É o primogênito de quatro filhos de Antônio Spiga e Lucia Rosária Carcangiu. Batizado aos 13 de agosto de 1972, na Paróquia Sant’Ignazio da Laconi, em Serramanna (Itália). Fez a Primeira Eucaristia aos 20 de maio de 1981, na Paróquia Sant’Ignazio da Laconi, em Serramanna (Itália). Recebeu o Sacramento do Crisma aos 24 de abril de 1986, na Paróquia Sant’Ignazio da Laconi, em Serramanna (Itália).
Formação – O Ensino Fundamental de padre Giuseppe foi na Escola Elementare Gofredo Mameli e Escola Média Grazia Deledda, em Serramanna (Itália). O Ensino Médio foi no Instituto Magistrale Suor Nicoli, Cagliari (Itália).
Ingressou no Seminário no ano de 1986. De 1992 a 1994 estudou filosofia na Pontifícia Facoltà Teologica della Sardegna (Itália). De 1994 a 1998 estudou Teologia na Pontifícia Facoltà Teologica della Sardegna (Itália). Ordenado Diácono no dia 28 de junho de 1997, em Serramanna (Itália). Ordenado Presbítero no 03 de outubro de 1998, em Serramanna (Itália). Fidei Donum da Diocese de Cagliari IT (2008).
NA ITÁLIA
Formador do Seminário Menor de Cagliari
Vigário Episcopal della Pastorale Sociale
Direttore della Scuola di Fede e Coscienza Politica
Pároco della San Giorgio Vescovo, a Donori (2003 -2008).
NO BRASIL
Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Nazaré em Viana (2008-2009)
Pároco de São Sebastião em Matinha (2009-2015);Coordenador Área Pastoral dos Lagos (2013-2015)
Vigário Episcopal da Área dos Lagos (2013-2015);
Assessor Espiritual da Pastoral da Sobriedade (2013-2015)
Assessor Eclesiástico para a PJ Área dos Lagos (2013-2015)
Coordenador Diocesano da Prioridade IV (2013-2015)
Vigário Episcopal para a Pastoral Vocacional
Administrador Diocesano (2019 -2020)
Atualmente, padre Giussepe era reitor do Seminário Maior Diocesano São Bonifácio; Vigário Paroquial; estava na diretoria da Faculdade Católica do Maranhão; além de atuar como juiz do Tribunal Eclesiástico Regional e fazia parte da coordenação executiva do COMIRE do Regional Nordeste 5.
Faça o download da mensagem:
Comments