A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza durante o mês de junho a campanha Junho Verde. Em consonância com a Igreja no Brasil, a Diocese de Balsas realiza a campanha Laudato Si’ Reflorestando o cerrado, em parceria com universidades da região, o Instituto Federal do Maranhão Campos de São Raimundo das Mangabeiras, empresários e alguns municípios da região sul do Maranhão.
As ações do projeto estão estabelecidas pela Lei nº 14393/2022, que tem como objetivo fazer o reflorestamento das áreas desmatadas dos municípios que compõem a Diocese de Balsas, por meio de parcerias para implantação de viveiros voltados à produção das mudas de espécies nativas do cerrado ou que se adaptem às condições do bioma.
Nós vamos conseguir reflorestar o cerrado
Dom Valentim Meneses, bispo da Diocese de Balsas, ressalta que o projeto é baseado na encíclica Louvado Seja meu Senhor do Papa Francisco. “A encíclica Louvado Seja meu Senhor do Papa Francisco traz uma temática extremamente importante e necessária pra esses tempos, a terra está sofrida, ameaçada, a terra tá ferida. Louvado Seja meu Senhor, essa frase começa então a encíclica do Papa e faz toda uma leitura do sofrimento que o planeta nesse momento está vivendo. E, nós ao chegarmos na Diocese de Balsas, ao vermos tanto desmatamento e tanto fogo, nasceu o desejo de nós podermos plantar árvores. Então, nós vamos conseguir reflorestar o cerrado”, disse dom Valentim Meneses.
O objetivo das ações da campanha Junho Verde, assim como do projeto Laudato Si’, é de promover a conscientização da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais, dos seres vivos e da degradação dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações e chama a responsabilidade para todas as comunidades com destaque para as igrejas, escolas, o mundo acadêmico e os movimentos populares em uma rede de cuidado com a casa comum.
Com informações de Eanes Silva - Rádio Boa Notícia.
Comments