top of page
  • Secom

Jubileu de 60 anos da diocese de Viana mobiliza diversas atividades missionárias

Serão oito dias com programação variada voltada à missionariedade e contará com a presença de dezenas de missionários da Igreja particular de Viana (MA)


A diocese de Viana realiza de 12 a 19 de novembro, uma intensa e variada programação para celebrar os 60 anos de criação da Diocese, com o tema “A Igreja é Missão”, que faz alusão ao mês missionário vivenciado pela Igreja Católica no Brasil no mês de outubro.

A Semana Missionária do Ano Jubilar acontece no município de Viana (MA), distante cerca de 217 km da capital, São Luís, e pretende atender ao mandato missionário de Jesus Cristo: “Ide, evangelizai! Ide fazer discípulos meus todos os povos”. (Mt 28, 19).


“A poucos dias para iniciarmos a semana missionária, desejo contar com todas as forças vivas desta Igreja da Diocese de Viana, presente nos seus diversos municípios: padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas. Acolham com generosidade este convite, sua presença nos enriquece, anima e faz resplandecer a beleza da Igreja de Cristo”, convidou dom Evaldo Carvalho, bispo diocesano de Viana.


O território das paróquias Catedral Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Nazaré serão o terreno fértil para receber os missionários e missionárias enviados pelas demais paróquias da Diocese.


“O Espírito Santo é o principal protagonista da Missão, Ele torna presente a obra da salvação de Jesus, radicada na Cruz. O Espírito Santo age através dos Apóstolos, mas, ao mesmo tempo, opera nos que acolhem o anúncio missionário”, afirmou dom Evaldo Carvalho.


Programação

Serão oito dias de atividades variadas a contar com celebrações, carreata, reuniões, visitas, caminhas, orações do santo terço. No dia 18, dia em que celebram o Jubileu de 60 anos da Diocese, a programação começa às 07h30 com café partilhado. Neste dia, o bispo diocesano, dom Evaldo Carvalho, fará visitas às comunidades de Galega, Prequeú e Estrada de Rafael.


Já no dia 19, as atividades iniciam às 8h, com o retiro missionário. No período da tarde, às 16h, haverá uma caminhada até o Parque Dilu Melo e a Santa Missa de encerramento prevista para às 17h.


E, para concluir a Semana festiva da Diocese, após a Santa Missa, acontece o show com cantor das Comunidades, Zé Vicente.


Todos os detalhes e atividades da Semana Missionária do Ano Jubilar da Diocese de Viana, podem ser acompanhados pelas redes sociais da diocese.


Sobre a Diocese

Catedral Nossa Senhora da Conceição. Foto: Arquivo CNBB-MA

Nos anos 40 do século XX, dom Carlos Campelo de Vasconcellos Motta, arcebispo de São Luís do Maranhão, visitou a Paróquia de Viana. Desta visita, surgiu a ideia da criação da diocese de Viana. O pároco, padre Manoel Nunes Arouche, iniciou a construção do Bispado.


Dom Carlos Campelo foi para São Paulo e, somente em 1962, o ilustre arcebispo de São Luís, dom José de Medeiros Delgado, retomou o assunto. No dia 30 de outubro de 1962, sendo pároco de Viana, padre Eider Furtado da Silva, pelo Santo Padre o Papa João XXIII, foi criada a diocese de Viana.


A nova diocese, desmembrada da arquidiocese de São Luís do Maranhão, era composta pelas paróquias de Viana, Cajapió, São Vicente Ferrer, São João Batista, Penalva, Matinha, Cajari, Monção, Pindaré Mirim, Santa Luzia.


Os padres eram: Francisco Chagas Vasconcellos, Heitor Piedade Júnior, Wilson Nunes Cordeiro e Eider Furtado da Silva.


Bispos

Dom Evaldo Carvalho é o 6º bispo da Diocese de Viana.

O primeiro bispo, sagrado em 1963, foi dom Amleto de Angelis, MSC, que faleceu em 1967.


Atualmente, a diocese de Viana encontra-se aos cuidados de dom Evaldo Carvalho, que foi nomeado bispo pelo Santo Padre Papa Francisco, no dia 20 de fevereiro de 2019. Recebeu a ordenação episcopal na Catedral Metropolitana em Fortaleza (CE), em 27 de abril de 2019. Tomou posse canônica como 6° Bispo da Diocese na Catedral Nossa Senhora da Conceição em Viana (MA), no dia 18 de maio de 2019.


Confira a seguir o convite feito por dom Evaldo Carvalho:



43 visualizações0 comentário
bottom of page