top of page
  • Secom

Igrejas e organismos do Regional NE5 celebram Jornada Mundial dos Pobres

Atualizado: 21 de nov. de 2023



Com o tema “Olhe para mim”, e o lema: “Não desviei o rosto de nenhum pobre” (Tb, 4,7), a Igreja no Brasil concretiza a VII Jornada Mundial dos Pobres, através de suas Pastorais Sociais e Organismos ligados à Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2023, a data que marcou as ações de solidariedade em todo país, foi 19 de novembro.


O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco, em 2017, na conclusão do Jubileu da Misericórdia e é celebrado no domingo que antecede o Dia de Cristo Rei, que ocorre no último domingo do Ano Litúrgico da Igreja Católica, geralmente em novembro. A data tem como objetivo chamar a atenção para a situação das pessoas em situação de pobreza e marginalização e incentivar a solidariedade e o apoio aos menos favorecidos.


Ações no Maranhão


Caxias e Balsas - As ações da VII Jornada Mundial dos Pobres no Regional Nordeste 5, a Igreja Católica no Maranhão, aconteceram em algumas dioceses, em destaque para Caxias e Balsas. Em Caxias, a Cáritas diocesana promoveu um encontro com famílias no Centro Educacional São Francisco. Foi um momento de espiritualidade conduzido pela irmã Toinha, da congregação das irmãs Josefinas que encerrou com a oferta de lanche às famílias participantes. Já na Diocese de Balsas, a Paróquia Santo Antônio realizou uma ação social com entrega de cestas básicas e café da manhã para as famílias carentes da região.



Imperatriz - A Equipe da Ação Social Diocesana de Imperatriz garantiu o direito de ter água portável e filtrada para 13 famílias indígenas que vivem em situação urbana. Essa ação foi iniciada em 2019, através do Projeto Plantar Esperança, com apoio da REPAM. Neste domingo, 19, a equipe entregou uma caixa d'água com capacidade para armazenar 15.000 litros de água, o que vai garantir que as famílias possam cultivar hortaliças. Além disso, graças a uma campanha de doações, foram entregues filtros de barro para que os assistidos tenham também água filtrada.



Arquidiocese de São Luís do Maranhão - Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, a Jornada Mundial dos Pobres foi realizada no sábado (18 de novembro), no Parque do Bom Menino, em parceria com a Comunidade Católica Shalom e vários voluntários. Juntos prestaram diversos serviços de assistência médica e espiritual a essa população local. “Começamos com a missa em agradecimento a Deus pelo dia e pela vida de todos os presentes e sua disponibilidade em servir o próximo”, pontuou Zenilda Ferreira, coordenadora das Pastorais Sociais na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.



“Que a nossa solicitude pelos pobres seja sempre marcada pelo realismo evangélico”. Para isso é preciso: coração aberto, atenção às necessidades concretas do outro, 'discernimento, sob a guia do Espírito Santo, para distinguir as verdadeiras exigências dos irmãos do que constitui as nossas aspirações'”. Dom Antonio de Assis, bispo auxiliar de Belém do Pará (PA).


“Somos chamados a descobrir Cristo neles” (Evangelii Gaudium, 198).

125 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page