Igreja rumo à COP 30
- CNBB
- 20 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mar.
A COP 30, que será realizada no Brasil, foi também tema central das discussões do segundo dia da reunião do Conselho Permanente da CNBB. Os membros que compõem o projeto “Igreja no Brasil rumo à COP 30” expuseram como está a preparação para fortalecer o compromisso da Igreja no Brasil com a justiça socioambiental, como solicitado pelo Papa Francisco, e como a equipe tem fortalecido esse processo.

Na ocasião, foi apresentado um vídeo com a explicação da identidade visual que será utilizada pela Igreja no Brasil rumo à COP 30, reafirmando seu compromisso com a proteção do meio ambiente e com a denúncia das falsas soluções climáticas que surgem no debate global. O foco está na proteção dos territórios dos povos originários e tradicionais, na promoção da igualdade, no combate ao desmatamento e na transformação do sistema econômico para garantir um futuro mais sustentável.
Com a palavra, dom Jaime Spengler, presidente da CNBB, reafirmou a necessidade de uma presença forte e profética da Igreja, especialmente no contexto de urgência climática. Para isso, disse que é fundamental construir uma narrativa sólida e engajada, alinhada com os apelos papais.
Pré-COPs e formação ecológica
O grupo explicou, ainda, que a Igreja no Brasil está organizando uma série de Pré-COPs em todo o Brasil, com o objetivo de formar lideranças eclesiais e motivar a mobilização local em prol da preservação ambiental. Esses encontros preparatórios, divididos por macrorregião, visam aprofundar o entendimento sobre a crise climática e suas implicações para o futuro, além de garantir um impacto local efetivo.
Convite à reflexão – Em sua intervenção, dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas, recordou que há uma cartilha produzida pela Rede Eclesial Pan-Amazônica “ABC das COPS” que destaca a relevância da COP 30 para a Amazônia e para os povos da região, lembrando a importância da Igreja se envolver ativamente nesse processo.
Na sequência, dom Vicente Ferreira, bispo de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, reforçou ainda a necessidade dos bispos de divulgar artigos de opinião e outros materiais sobre o tema, para estimular o debate e a reflexão nos regionais da CNBB.
Comments