Igreja no Maranhão se prepara para vivenciar Campanha Missionária 2025
- Ariana Frós
- 30 de set.
- 2 min de leitura

Em alusão ao Jubileu da Esperança, o tema escolhido pelo Papa Francisco para este mês missionário é “Missionários da esperança entre os povos”, com o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).
Na última reunião do Conselho Regional de Pastoral, Sandra Cruz, coordenadora do Conselho Missionário Regional (COMIRE), compartilhou os materiais da Campanha Missionária 2025, como o subsídio, a oração do Mês Missionário e a mensagem do Papa Francisco para 99º Dia Mundial das Missões.
“Dentre os objetivos da Campanha Missionária, reforça a importância do aquecimento e fortalecimento da missão na Igreja local e promove a cooperação Missionária. Vivamos com muito amor e compromisso a Campanha Missionária 2025”, disse Sandra Cruz.
Para reverberar a dinâmica da Campanha Missionária, o COMIRE em parceria com a Assessoria de Comunicação do Regional Nordeste 5 participará do programa de rádio semanal Igreja em Ação com a série sobre a Campanha Missionária 2025, com reflexões sobre as quatro temáticas apresentadas no subsídio da Campanha.
O programa vai ao ar todo sábado, das 7h às 7h30, pelas rádios católicas parceiras: Educadora FM 88.3, de São Luís (MA); Educativa FM 106,3, de Coroatá (MA); e Boa Notícia 91,1, de Balsas (MA).
Dia Mundial das Missões
Neste ano acontece nos dias 19 e 20 de outubro, quando comunidades e paróquias coletam ofertas dos cristãos para apoiar as missões. Essas contribuições são enviadas às dioceses, que reúnem os recursos de suas comunidades. O objetivo é promover a evangelização, animação e cooperação missionária. Dessa coleta, 80% vai para dioceses em “territórios de missão” na África, Ásia, Oceania e América Latina, enquanto os 20% restantes são destinados a ações missionárias no Brasil.
Até o final do ano, as dioceses repassam o total arrecadado à direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília. Essa direção comunica o valor ao Dicastério para a Evangelização, em Roma, e destina os recursos ao Fundo Mundial de Solidariedade. Na Assembleia Geral das POM, em maio, são avaliados e aprovados os projetos para os cinco continentes, que incluem: promoção humana, catequese, formação de futuros sacerdotes e religiosos(as), manutenção de missionários e igrejas, apoio a centros de educação e saúde, e construção de capelas, orfanatos, creches e casas para idosos, além de auxílio em situações de desastre.





Comentários