• Secom

Igreja no Brasil vivencia mês vocacional



A celebração de abertura nacional do Mês Vocacional acontecerá no dia 1º de agosto, às 19h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, da CNBB, em Brasília (DF). A missa será presidida pelo bispo de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm.


A missa será transmitida por emissoras de inspiração católica (TV Nazaré, TV Rede Século 21 e TV Horizonte) e também poderá ser acompanhada pelas redes sociais da CNBB (Youtube e Facebook) e da Conferência dos Religiosos do Brasil, a CRB Nacional (Youtube e Facebook).


Logo após a missa, a partir das 21h, será lançado em uma live o texto base do 3° ano vocacional do Brasil, que tem como tema “Vocação: Graça e Missão”.


O bate-papo contará com a participação da irmã Maristela Ganassini, do Setor Juventude e Vocações da CRB; do referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque e do presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm. A transmissão será pelas redes sociais da CNBB, Edições CNBB e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).


Encontros de formação

Durante o mês de agosto acontecerão encontros on-line inspirados no tema do mês vocacional: é “Cristo Vive! Somos suas testemunhas”. A iniciativa acontecerá sempre aos sábados, às 10h, com diversas formações, com o objetivo de promover reflexão e interação vocacional. As inscrições poderão ser feitas (aqui).


A “Hora Vocacional”, como é conhecida, é uma idealização da Revista Rogate de Animação Vocacional. É realizada em parceria com o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Nacional da CNBB, Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e outros organismos da Igreja.

“Se não é possível o contato pessoal, por outro lado o encontro virtual permite a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil e até mesmo de outros países, de forma segura. De certo modo, estamos buscando odres novos para vinho novo vocacional, em tempos de forte aceleração das tecnologias de presença on-line”.

Confira a programação (aqui).




O Mês Vocacional

O Mês Vocacional, celebrado em agosto, quer ajudar toda a Igreja do Brasil a testemunhar o centro da fé cristã. “Jesus está ressuscitado, venceu a morte e ele nos chama para ser sua testemunha no meio deste mundo”.

“Que este Mês Vocacional possa aquecer o coração de cada pessoa, de cada cristão para esse despertar vocacional de toda a Igreja. A Igreja vive a vocação sempre como graça e missão porque Jesus está vivo e nós somos testemunhas”, afirma a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Em 2022, o tema escolhido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para celebrar o Mês Vocacional é “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema é “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18).


O Cartaz

O autor do cartaz do Mês Vocacional é o padre Reinaldo Leitão, natural do Maranhão, sacerdote e religioso rogacionista, atualmente diretor da Revista Rogate de Animação Vocacional. É formado em Design Gráfico pela Universidade Paulista (Unip) e mestre em Tecnologia da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).


Na arte, o Cristo ressuscitado busca evidenciar a boa notícia, o autor da vida, do chamado vocacional e da missão.


O Coração e mãos chagadas representam o amor, a doação e os desafios na promoção e no cuidado para com a vida, dom vocacional.


A Cruz, de acordo com o padre Reinaldo, significa a vitória da vida sobre a morte, árvore da vida e esperança. A mulher representa o primeiro anúncio e testemunho vocacional.

A Luz e Caminho representa a fé que ilumina todo o itinerário e a missão vocacional.


“Cristo Vive! O cartaz foi inspirado nesta certeza de fé, impulsionando-nos sempre mais para o testemunho da vida que vence a morte e dá-nos a salvação”, diz o autor.

Baixe o cartaz (AQUI).

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo