top of page
  • Secom

Hora Vocacional Paulinas: Um ano de transmissão, promovendo a cultura vocacional

Atualizado: 10 de ago. de 2022


Neste mês de agosto a Paulinas – São Luís celebra vários momentos, além das vocações da igreja. E alegra clientes e amigos que nos ajudam a contar e a visibilizar o Evangelho. Como se ouvíssemos a voz que no século 20 interpelou profundamente o fundador da Família Paulina, o Bem-aventurado padre Tiago Alberione, que se perguntava: “O que fazer pelas pessoas do novo século?”.


Nessa sintonia entre passado e presente a Palavra é vida e ação que alimenta o povo de Deus. Diante das inquietudes, mas também das orações e dos momentos de dedicação, entrega e doação, há um ano, no dia 05 de agosto de 2021, ia ao ar pelas redes sociais Facebook e Instagram a primeira edição do programa “HORA VOCACIONAL PAULINAS – Rezando com @ PALAVRA pelas Vocações, com o nome terço vocacional, apresentado às quintas-feiras, no horário da manhã.

Com a pandemia da Covid-19 buscou-se saídas para levar informações, conteúdo com qualidade e o principal, o “Anúncio da Palavra” com o método da Leitura Orante por meio dos modernos meios da comunicação. O programa tem por objetivo “despertar, de forma dinâmica e alegre, para a vocação e promover a cultura vocacional.” Pois, “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e a exemplo de Maria Madalena no Evangelho, dizer e anunciar aos irmãos: “Eu vi o Senhor!”.


O programa é feito de forma coletiva entre o setor vocacional, setor promoção e Paulinas Livraria. Com direção e coordenação da animadora vocacional irmã Cicera Gomes, fsp, do jornalista e colaborador Paulinas Euzimar Jesus Rosa e participação da cooperadora Conceição Silva e demais colaboradores da missão Paulinas.


Programação

Para celebrar e vivenciar o mês de agosto, neste primeiro ano de aniversário, o programa contará com participações especiais. No dia 04 de agosto (quinta-feira), a participação é do pároco Padre Antonio José Ramos Costa (conhecido como padre Antônio José Oblato), da Paróquia São João Batista, Centro, São Luís. E o tema: Vocação ao Ministério ordenado.


No dia, 11 de agosto, (quinta-feira, às 10h), participação do senhor Clodomir Serra Soares e sua esposa Antônia Maria Andrade Soares, coordenadores da Pastoral do Batismo e catequistas da Paróquia São Francisco de Assis - bairro São Francisco/São Luís. E irão falar sobre Vocação Matrimonial/ Semana da família.


No dia, 18 de agosto, o programa irá contar com a presença da irmã Walquíria Souza Coelho, capuchinha de Madre Rubatto, coordenadora da Pastoral da Criança e Animadora Vocacional em nível de Arquidiocese de São Luís-MA e falará sobre Vocação à vida religiosa.


E, finalizando o bloco de participações, no dia 25 deste mês, o Hora Vocacional Paulinas irá contar com a companhia de Roberta Luciana Costa Grijó, coordenadora paroquial da Paróquia São Francisco de Assis (bairro São Francisco/São Luís). Catequista há 24 anos. Ela irá falar sobre Vocação leiga, em destaque, a Vocação dos catequistas.


Na grade de programação deste mês vocacional a Paulinas também irá oferecer um momento musical no dia 20 de agosto (sábado, às 10h30 até às 11h30, na própria Livraria). Data em que a Paulinas celebra 43 anos de missão e evangelização em terras maranhenses. Chegou ao estado do Maranhão a convite de Dom João José da Mota e Albuquerque (1964 a 1984). E funcionou por mais de uma década na fachada lateral (anexo) da Catedral da Sé – Igreja Nossa Senhora da Vitória.




O programa HORA VOCACIONAL PAULINAS - Rezando com @ PALAVRA pelas Vocações tem conseguido levar a mensagem da missão que comunicar Jesus Cristo Mestre a todas as pessoas. São inúmeros os depoimentos das jovens e demais pessoas que acompanham o programa às quintas-feiras, às 10 horas da manhã. E tem nos mandados mensagens para agradecer e dizer o quanto tem aprendido com o método da Leitura Orante, e que a equipe do programa apresenta meditando o Evangelho que é proclamado na Liturgia do Domingo seguinte, segundo o calendário litúrgico. Como disse a primeira missionária e vocacionada em terras brasileiras a irmã Dolores Balde, fsp, “tudo é obra de Deus!”.



Vocação, eu digo sim!


Paulinas, a comunicação a serviço da vida.


Textos e imagens: Euzimar Jesus Rosa – colaborador Paulinas São Luís

142 visualizações0 comentário
bottom of page