top of page
  • Secom

Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB destaca: "Precisamos falar sobre outra economia..."



O Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB Padre Thierry Linard divulgou para este mês de fevereiro, uma nova análise que aborda sobre a atual economia e seus avanços tanto benéficos quanto maléficos para a própria humanidade, buscando respostas para três questionamentos que estruturam análise.


Em um trecho análise diz:

O desafio, então, é perceber que todo essa riqueza e toda a tecnologia disponível não só não resolveram problemas fundamentais da humanidade como serviram para agravá-los, aumentar de forma brutal as desigualdades entre as pessoas e piorar as condições de vida no planeta.


Participaram da elaboração deste texto: Dom Francisco Lima Soares, bispo de Carolina (MA); Frei Jorge Luiz Soares da Silva, assessor de relações institucionais e governamentais da CNBB, Pe. Thierry Linard de Guertechin, S.J. (in memoriam); Antonio Carlos A. Lobão PUC/Campinas; Francisco Botelho CBJP; Izete Pengo Bagolin PUC/Rio Grande do Sul; Maria Cecília Pilla PUC/Paraná; Jackson Teixeira Bittencourt PUC/Paraná; José Reinaldo F. Martins Filho PUC/Goiás; Ricardo Ismael PUC/Rio; Manoel S. Moraes de Almeida Universidade Católica de Pernambuco UNICAP; Marcel Guedes Leite PUC/São Paulo; Robson Sávio Reis Souza PUC/Minas; Ima Vieira REPAM; Tânia Bacelar UFPE; Maria Lucia Fattorelli Auditoria Cidadã da Dívida; José Geraldo de Sousa Júnior UnB; e Melillo Dinis do Nascimento Inteligência Política (IP).


O texto contou ainda com a colaboração de Eduardo Brasileiro, liderança da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC).


Grupo de Análise de Conjuntura da CNBB Pe. Thierry Linard, SJ


O grupo é formado por membros da Conferência, assessores, professores das universidades católicas e por peritos convidados. Tendo como coordenador, dom Francisco Lima Soares, da diocese de Carolina (MA).


O grupo leva o nome do padre jesuíta Thierry Linard, assessor especial da CNBB que contribuiu na construção das Análises de Conjuntura, falecido no dia 30 de janeiro de 2022. As análises do grupo vêm focando sempre em duas dimensões: social e eclesial e estarão vinculadas ao Instituto Nacional de Pastoral (Inapaz), órgão ligado à CNBB. Os textos de análise produzidos pelo grupo estão sendo disponibilizados no site da CNBB.

32 visualizações0 comentário
bottom of page