top of page
  • Secom

Grande Festejo de São José de Ribamar já iniciou no Maranhão

São 31 dias de festa em louvor ao Padroeiro do Maranhão, na cidade de São José de Ribamar

Teve início na última sexta-feira (01/08), e segue até o dia 01 de outubro, o Festejo de São José de Ribamar, na cidadesantuário do santo considerado Padroeiro do Maranhão. A programação das festividades trará reflexões sobre vocação e ainda contará com diversas celebrações, romarias e batizados.


Este ano o tema “São José de Ribamar, Padroeiro do Maranhão”, e o lema "Corações ardentes, pés a caminho" (cf. Lc 24,32-33), reforçam a espiritualidade da festa, baseado no 3º Ano vocacional do Brasil.


Para o reitor do Santuário, padre Cláudio Roberto, o lema do Festejo 2023 quer dar destaque ao ano vocacional nacional (20/11/2022 a 26/11/2023) promovido pela Igreja Católica no Brasil através da CNBB. “São José, que preparou Jesus para ser o nosso salvador e cuidou da Virgem Maria, permanece um grande modelo de quem sabe dedicar-se aos escolhidos de Deus. Durante todo o nosso festejo destacaremos o seu exemplo e a sua intercessão em prol das vocações e da missão da Igreja no mundo de hoje”, explica.


Na programação do Festejo 2023, o Santuário terá missas de segunda a sábado às 8h30, 11h, 15h, 17h e 19h. Aos domingos, além desses horários, haverá missa às 6h.


Romarias

São dezenas de Romarias durante todo o Festejo.

Serão dezenas de romarias organizadas pelo Santuário São José de Ribamar ao longo do Festejo 2023. Já no dia primeiro de setembro, a abertura aconteceu com a Romaria da Alvorada, com concentração às 5h, na igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro Moropóia, em São José de Ribamar. Os fiéis percorreram um trajeto de 2 km até o Santuário do Padroeiro do Maranhão, para a missa de abertura oficial da Festa 2023.


Este ano, a grande Romaria Caminho de São José de Ribamar, com saída da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na COHAB, será no dia 23 de setembro, com missa de envio às 19h30. Em seguida, a multidão de fiéis segue rezando e louvando a Deus ao longo de toda a rodovia MA-201 (Estrada de Ribamar) até a chegada ao Santuário para a Santa Missa. São 21 km de caminhada, realizada em aproximadamente 7h, durante toda a madrugada.


Além destas, o festejo tem em sua programação as Romarias das Crianças, Juventude, do Terço dos Homens, Pastoral da Sobriedade e Marítima. No dia 19 de setembro, dia Estadual de São José de Ribamar, romeiros realizarão a Romaria da Luz, com saída do Santuário às 18h, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade.


Novena

A programação ao longo do mês de setembro ainda contará com a tradicional novena em honra ao Padroeiro do Maranhão, que acontece de 22 a 30 de setembro.


Durante esse período, as missas acontecem às 6h, 8h30, 11h, 15h, 17h e 19h.


“Que possamos ser reanimados e revigorados vocacionalmente pelo exemplo do Padroeiro do Maranhão. Pedimos a todos que coloquem esta data: 01 de setembro a 01 de outubro de 2023 na sua agenda e no seu coração! São José de Ribamar rogai por nós!”, finaliza do Reitor.

A Festa em números:

  • 31 dias de Festejo de São José de Ribamar

  • 180 Missas serão celebradas

  • 10 celebrações de batizados

  • 10 romarias organizadas pelo Santuário

  • 500 mil pessoas são esperadas durante a festa


Missas diárias:

De segunda a sábado:

  • 8h30, 11h, 15h, 17h e 19h.

Domingos:

  • 6h, 8h30, 11h, 15h, 17h e 19h.


Datas Importantes

  • 19 de setembro, 18h – Romaria da Luz (São José de Ribamar)

  • 23 de setembro, 19h30 – Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar

  • (Saída da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/COHAB

  • 01 de outubro - Encerramento


Fotos: Ribamar Carvalho - Pascom SJR.


83 visualizações0 comentário
bottom of page