Fotógrafos maranhenses têm imagens selecionadas para a XXIV Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, que acontece em Recife (PE)
- Ariana Frós
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Ribamar Carvalho é geografo e fotógrafo, além de membro da Pastoral da Comunicação e colaborador da Assessoria de Comunicação do Regional Nordeste 5 da CNBB

João Maria Bezerra e Ribamar Carvalho tiveram suas fotografias selecionadas para a XXIV Bienal de Arte Fotográfica Brasileira Cores. Foto: Ribamar Carvalho
A Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO), em parceria com a Associação de Fotógrafos e Cinegrafistas Fototech, realiza a XXIV Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, em Recife (PE). O evento é considerado um dos mais importantes do calendário fotográfico nacional, celebra a arte da imagem em cores e valoriza o trabalho de fotógrafos de todo Brasil.
Dois fotógrafos maranhenses, Ribamar Carvalho e João Maria Bezerra, conseguiram a aprovação no concurso e suas obras estão expostas no museu de Recife (PE). Ribamar Carvalho é geografo e fotógrafo profissional, e possui uma forte parceria com o Regional Nordeste 5 com a autorização de suas imagens para diversas ações de comunicação da Igreja no Maranhão.

“Só a minha foto ter sido aprovada, pra mim já é um grande prêmio. Participar com foto aprovada na bienal já é um grande prêmio, um grande marco”, relatou Ribamar Carvalho.
Prostração
A imagem do fotógrafo Ribamar Carvalho, escolhida entre as centenas de fotografias enviadas pelos organizadores da Bienal, foi um registro feito durante a ordenação presbiteral de três padres da arquidiocese de São Luís, no momento exato em que os quatro estavam prostrados com o rosto ao chão como sinal de sua total entrega a Deus. O registro completa neste mês de novembro três anos.

“Então, você está entre os maiores, na arte que você gosta, que você propaga, que é a fotografia, isso é muito bom. Ter uma foto aprovada, que representa sua fé, que representa a sua Igreja, dá uma emoção ainda maior. Então, a minha foto que era a prostração, o título que eu dei a ela, foi uma foto de drone, da ordenação dos quatro padres lá no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac”, disse Ribamar Carvalho.
A exposição presencial em Recife segue aberta ao público de até o dia 30 de novembro de 2025. Posteriormente, um catálogo com todas as obras selecionadas, será produzido em formato digital e/ou impresso e disponibilizado aos autores inscritos.





Comentários