top of page
  • Secom

Filho da Diocese de Imperatriz: Monsenhor Ivanildo Oliveira é ordenado bispo de Cametá (PA)


A diocese de Imperatriz celebrou com grande júbilo no último sábado, 17 de junho, a ordenação episcopal de Monsenhor Ivanildo Oliveira, na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz – MA.


A celebração contou com a presença de 19 bispos de três regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a saber: Regional Nordeste 5 (Maranhão), Norte 2 (Pará e Amapá) e Norte 3 (Tocantins, parte da Igreja no Mato Grosso, Pará e Goiás). Mais de 100 sacerdotes também estiveram presentes, e cerca de 1700 fiéis, ocuparam espaços da Catedral diocesana, tal como o pátio interno e a praça em frente à igreja. Centenas de internautas acompanharam a transmissão ao vivo nos canais da diocese de Imperatriz.


Durante o rito da ordenação episcopal, após a apresentação do Monsenhor Ivanildo Oliveira, houve a leitura da Bula Papal de sua nomeação como bispo. Logo após a homilia, interrogado pelo ordenante principal, dom Vilsom Basso, bispo da diocese de Imperatriz, ele manifestou o seu propósito perante os bispos ordenantes, os quais impuseram as mãos e rezaram a Prece de Ordenação, ritos principais da Ordenação.

Ungido com o óleo do crisma, sinal da plenitude do sacerdócio para a fecundidade espiritual, o Monsenhor recebeu o livro dos Evangelhos, sinal da sua missão de anunciar a palavra de Deus, bem como as insígnias: o anel, sinal da fidelidade; a mitra, sinal da santidade; e o báculo, sinal do serviço pastoral e do cuidado de todo o rebanho ao qual o Espírito Santo o confiou. Por fim, foi convidado a sentar-se entre os bispos e foi acolhido com um abraço fraterno pelos bispos ordenantes.


Ao final da celebração, houve os agradecimentos de padres, representantes do clero de Imperatriz – MA e Cametá – PA, dos bispos ordenantes e de bispos representantes dos Regional Norte 2, o qual Dom Ivanildo fará parte.


Estiveram presentes na ordenação os bispos maranhenses: dom Vilsom Basso scj., bispo da diocese de Imperatriz; dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional NE5; dom Francisco Lima Soares, bispo da diocese de Imperatriz; dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá; dom João Kot, bispo da diocese de Zé Doca; dom Sebastião Duarte, bispo da diocese de Caxias; dom Valentim Meneses, bispo de Balsas; dom Evaldo Carvalho, bispo de Viana;


Eis que o semeador saiu a semear

Dom Ivanildo Oliveira é o mais novo membro do clero maranhense ordenado bispo.

Na história da Igreja, dom Ivanildo Oliveira é o mais novo maranhense ordenado bispo, sendo o segundo sacerdote do clero da diocese de Imperatriz (MA), eleito pelo Papa Francisco ao ministério episcopal. O novo bispo tomará posse no dia 08 de julho na diocese de Cametá, no estado do Pará, que também marcou presença, através do seu clero e mais de 150 fiéis, que alegraram-se com seu mais novo pastor.


O lema episcopal escolhido pelo monsenhor foi inspirado no evangelho de Lucas, “Ecce exiit qui seminat seminare” (cf. Lc 8,5), que significa “Eis que o semeador saiu a semear”.


O Brasão de Armas de dom Ivanildo foi criado por Hugo Yasser, da Paróquia Menino Jesus, e é caracterizado pelo Galero verde com 12 borlas, a cruz pastoral dourada e sobre ela o escudo que carrega os elementos que identificam o seu titular. Seu escudo possui um fundo preto na parte inferior, já na parte superior, o centro é dourado com as extremidades na cor de areia. Entre os elementos, encontramos a água na parte inferior do escudo. Ao centro, um livro, e acima uma oliveira envolta de ramos. Abaixo do escudo um listel com a frase de seu lema episcopal.


Primeiras missas

Dom Ivanildo presidiu sua primeira missa como epíscopo no domingo (18), na Paróquia São José do Egito, no bairro Bacuri, em Imperatriz. E, em seguida na Catedral de Imperatriz.


Com informações de Willian Martins – Comunicação Diocese de Imperatriz. Fotos: Cléia Costa Pascom Imperatriz e Antonio Neto – Pascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page