top of page

Festejo de São José de Ribamar é Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão

Secom

Durante reunião de Avaliação da Salvaguarda de Bens Registrados, realizada na Casa do Tambor de Crioula, no Centro de São Luís (MA), na última quinta-feira (04), o Conselho Consultivo do Patrimônio Imaterial do Maranhão declarou o Festejo de São José de Ribamar como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão.


O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, instituição ligada ao Departamento de Patrimônio Imaterial do Estado, para as questões relativas ao patrimônio maranhense imaterial. E, por unanimidade, decidiu que o Festejo de São José de Ribamar é patrimônio cultural imaterial do estado do Maranhão, por carregar a identidade, a história e a memória vinculada à devoção e fé do povo maranhense.


Estiveram presentes na reunião e contribuíram com essa decisão:  o vice-governador do Maranhão, a Felipe Camarão; gestores de cultura e membros do Conselho Consultivo: Sebastião Cardoso (Secretaria de Estado de Igualdade Racial - Seir), Amélia Cunha (Secretaria de Estado da Cultura – Secma), Lilian Brito (Comissão Maranhense de Folclore), José Marcelo do Espirito Santo (Conselho Estadual de Cultura – Consecma), Rafael Bezerra Gaspar (Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional – Iphan), Antonio Evaldo Almeida Barros (Universidade Estadual do Maranhão – Uema); e o professor e paroquiano do Santuário de São José de Ribamar, Mauro Jorge, que foi o grande colaborador para essa aprovação.


A partir dessa aprovação, o Governo do Estado do Maranhão vai criar medidas para assegurar a continuidade, manutenção, e proteção do festejo, dessa prática cultural religiosa, por meio de ações de salvaguarda, que são políticas públicas de preservação, promoção e fortalecimento desse festejo.


Representantes das entidades culturais do Maranhão, na reunião do Conselho.

Bens Culturais

Esses eventos reúnem detentores dos bens culturais imateriais registrados e gestores de ações de salvaguarda desses bens, desenvolvidas por organizações governamentais e não governamentais. Salvaguardar um bem cultural de natureza imaterial é apoiar sua continuidade de modo sustentável, atuar para melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.


No Maranhão são registrados como patrimônio Cultural Imaterial: O Tambor de Crioula, complexo Cultural do Bumba meu boi, Roda de Capoeira e ofício de mestre de capoeira, que são protegidos por todos os estados brasileiros.

 

Comentarios


PRESIDENTE

Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís (MA)

SECRETÁRIA EXECUTIVA

Martha Isabel Furtado Bispo

98 9 9116 5638

ENDEREÇO

Rua do Rancho, 57

65.010-010 – São Luís - MA

Tel: (98) 98520-6930

VISITE-NOS
SETOR DE COMUNICAÇÃO

Ariana Frós

Jornalista | Assessora de Comunicação

FALE CONOSCO

Tel: (98) 98596-4453

Artesania Preto.png
bottom of page