top of page
  • Secom

Festa do Padroeiro do Maranhão inicia nesta quinta-feira, 01º

Programação segue até o dia 25, com missas e romarias na cidade de São José de Ribamar



O mês de setembro já é marcado pela grande festa do Padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar. Em 2022, o Santuário oferece uma programação em sintonia com o momento especial vivido pela Igreja Católica: a preparação para o Sínodo dos Bispos de 2023. Por isso, todos os momentos da festa serão oportunidade para refletir sobre o tema “São José de Ribamar, Guardião da Comunhão Protetor da Missão”.


“A sinodalidade é a igual responsabilidade de todos no serviço de evangelização e em todas as atividades pastorais. Os ministros ordenados, os leigos e os religiosos são igualmente responsáveis pela implantação do Reino de Deus neste mundo.”, explica o padre Cláudio Roberto, reitor do Santuário.


Confira a programação completa, aqui.


A programação da festa inicia nas primeiras horas do mês de setembro, com a Romaria da Aurora e segue até o dia 25, o último domingo do mês, com missas, romarias, louvores, oração, batizados e muitas bênçãos. Para o vice-reitor do Santuário, padre Gutemberg Feitosa, o tom para 2022 já é de retomada. “Já visitamos os festejos de São Raimundo Nonato dos Mulundus, em Vargem Grande; Santa Teresinha, em Bacabal; São Mateus, em São Mateus do Maranhão; Nossa Senhora da Natividade, em Urbano Santos; São Benedito, em Rosário; e diversas paróquias da Ilha de São Luís, com a proposta de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, a devoção a São José e a missão da Igreja”.


Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar

A tão esperada Romaria será no dia 17 de setembro, com missa de envio às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na COHAB. Após a bênção, os peregrinos seguem pela Avenida Jerônimo de Albuquerque até a Rodovia MA-201, em direção ao Santuário do Padroeiro do Maranhão. São oito horas de caminhada por toda a madrugada, mais uma oportunidade de fortalecer a fé e agradecer a Deus por tantas bênçãos.


Além da Grande Romaria, estão previstas as romarias da Vida (03) e do Terço dos Homens (04); das Crianças (10) e da Juventude (11); das Comunidades (16); da Luz (19) e Marítima (24) e no dia 25 de setembro, a romaria de encerramento, a partir das 16h. No último dia, o arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana, presidirá a Santa Missa de encerramento do festejo 2022.


Com informações e fotos da Pascom Santuário.

57 visualizações0 comentário
bottom of page