top of page
  • Secom

Expressões Juvenis do Maranhão participam de eventos da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB



Foram cerca de 400 participantes no XVIII Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude e aproximadamente 5 mil membros da Pastoral da Juventude, reunidos na romaria celebrativa dos 50 anos. As atividades foram promovidas e animadas pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Pastoral Juvenil

Com o tema “Do Sínodo dos Jovens ao Projeto Ao seu lado, o Magistério do Papa Francisco para as juventudes” o encontro com os responsáveis diocesanos de juventude contou com dois dias de reflexões sobre o trabalho da Pastoral Juvenil, especialmente com o projeto de evangelização trienal “Ao seu lado”.


Para o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão, dom Vilsom Basso, o encontro é um despertar para o amor com e para as juventudes. A partir do documento final do Sínodo dos Jovens, a exportação pós-sinodal Christus Vivit e à luz do magistério do Papa Francisco, o bispo traçou algumas reflexões sobre a juventude como “prioridade pastoral histórica” para a Igreja.


“É preciso que resgatemos o Sínodo e sua importância, visto que a pandemia nos atrapalhou nesse processo. Como o documento final traz, contudo, é preciso que possibilitemos para esta prioridade, que é a juventude, tempo, energia e recursos financeiros. Repitamos comigo: tempo, energia e recursos financeiros”, salientou.


50 anos da PJ

Impulsionados pelo lema “Negra Mariama nos chama à Romaria: 50 anos de profecia e missão construindo a civilização do amor”, a PJ (Pastoral da Juventude) realizou no dia 9 de setembro, uma Romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), para comemorar os 50 anos da Pastoral da Juventude no Brasil.


As atividades iniciaram logo às 08h, com o credenciamento. Já no período da tarde, destacou-se a Batucada das Companheiras e o encerramento da Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência Contra a Mulher.


A santa missa presidida por dom Vilsom Basso, Bispo da Diocese de Imperatriz (MA) e Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, marcou o encerramento da programação do Jubileu da PJ, no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida.


Em sua homilia, dom Vilsom Basso lembrou a trajetória da pastoral da juventude, e incentivou os jovens a continuarem escrevendo essa história de amor com as juventudes do país.


Antecedendo a grande celebração do Jubileu, as dioceses do Regional Nordeste 5 receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em uma peregrinação articulação pelos grupos de bases dos solos sagrados das 12 dioceses do Maranhão. Na Arquidiocese de São Luís, a imagem da Negra Mariama passou também pela FUNAC, relembrando a parceria que a PJ tem com o Projeto Jovem Guardião.


Fotos: Pastoral da Juventude Regional NE5 e Jovens Conectados.

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page