top of page
  • Secom

Em sua 1ª reunião, Conselho Regional de Pastoral do Regional NE 5 reflete a situação da fome



Membros do Conselho Regional de Pastoral (CERP) do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil estiveram reunidos nesta quinta-feira (16/03), no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA) para a primeira reunião de 2023. A reunião acontece sob a coordenação do presidente do Regional Nordeste 5, dom Sebastião Bandeira, e da secretária executiva, Martha Bispo.


A Pastoral da Aids, representada por irmã Vivi e Zenilda, deram início à reunião com a oração baseada na temática da Campanha da Fraternidade 2023.


Situação da Fome

Padre João Maria fez uma reflexão sobre a situação da fome, trazendo mais uma vez a temática da Campanha da Fraternidade 2023 aos presentes. “Metade da população maranhense está em insegurança alimentar grave”, pontuou padre João Maria.


Na oportunidade, padre João Maria destacou alguns projetos sociais que auxiliam os mais vulneráveis do país. “A Campanha veio em boa hora. Vendo o momento que a gente tem uma expectativa, mas ainda não é suficiente e o caminho ainda é longo. Podemos esperar que a gente tenha outras campanhas com este tema ainda pra frente”, comentou.




Ainda partindo das reflexões sociais da Campanha da Fraternidade 2023, foi apresentada a Rede Mandioca do Maranhão. Uma experiência rural de combate à fome da diocese de Coroatá apresentada pela Dulcinete, representante da Cáritas Maranhão.


A População em Situação de Rua também foi citada e compartilhada com uma experiência de promoção da dignidade de vida que acontece na área urbana da Arquidiocese de São Luís, apresentada pela Zenilda, da Pastoral da Aids e da Pastoral Povo em Situação de Rua.


Ano Vocacional


Dom Sebastião Bandeira, em vista do 3º Ano Vocacional, levou aos participantes os objetivos do Ano Vocacional, ressaltando a importância de se ter uma consciência vocacional, que é uma convocação para toda a Igreja no Brasil. “O testemunho é a melhor forma de cativar as pessoas na missão”, afirmou dom Sebastião Bandeira.


Assembleia Regional

Retorna este ano, a Assembleia Regional de Pastoral com data marcada para os dias 30 de junho e 02 de julho, na cidade de Zé Doca. O tema vai ser definido pela equipe de organização da Assembleia, a partir de sugestões de assuntos pontuados pelos coordenadores presentes nesta reunião.


Diretrizes

Martha Bispo compartilhou a “Carta à Igreja no Brasil sobre o Caminho Sinodal para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”, lembrando que as dioceses enviem suas contribuições para a CNBB sobre o que a Igreja deve considerar para a construção das próximas Diretrizes. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail: temacentral@cnbb.org.br, com cópia para secretariaexecutiva@cnbbne5.org até o dia 31 de julho.

A próxima reunião do Conselho Regional de Pastoral acontece dia 13 de setembro (quarta-feira).


Participam da reunião do Conselho Regional de Pastoral todos os coordenadores de pastorais, grupos e movimentos, bispos e sacerdotes coordenadores diocesanos do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.


Por Ariana Frós - Comunicação CNBB-MA, com a colaboração de Paulo Victor, Pascom MA.

155 visualizações0 comentário
bottom of page