top of page
  • Secom

Em sintonia: Arquidiocese de São Luís do Maranhão realiza Retiro Missionário para as Juventudes, no mesmo período em que o tema é abordado na 61ª AGBB



O Pilar do Pão e o Setor Juventudes da Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizaram o Retiro Missionário das Juventudes no último sábado, 13/04, no IEMA, Centro de São Luís. O evento contou com mais de 364 jovens à luz do tema “Levanta-te, Ele te chama!” (Cf. Mc 10, 49). E, na 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, o assunto é discutido por dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz e presidente da Comissão Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.


Os jovens vivenciaram momentos de adoração, leitura do evangelho, lectio divina e animação. Na certeza de que saíram alimentados pela palavra de Deus, para semear bons frutos em suas paróquias e comunidades.


Em nota, o Setor Juventudes da Arquidiocese de São Luís do Maranhão agradeceu a cada jovem; a cada seminarista; ao assessor religioso; padre João Pedro; ao Pilar do Pão e cada pessoa que contribuiu para que neste momento os jovens estivessem unidos e na presença do Senhor Jesus Cristo, o reconhecendo como Salvador e como Senhor de nossas vidas.


Atualmente, o Pilar do Pão da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, está sob a coordenação de Patrícia Soeiro, que afirma ter sido um pedido das 10 foranias (grupos de paróquias) da arquidiocese, o retorno dos retiros missionários.


“Durante as prioridades apresentadas na Assembleia Arquidiocesana de 2022 um dos indicativos apresentados pelas 10 foranias foi a retomada dos retiros missionários. Em 2023 foram realizadas em nível de forania, já em 2024 e 2025 vão ser em nível de expressões eclesiais e categorias profissionais. Iniciamos com o setor das juventudes, e em setembro vai ser com a categoria dos educadores”, afirmou Patrícia.


Patrícia Soeiro, entre os padres Oblato e Antônio José, e parte da equipe organizadora.

O Retiro contou com a participação de toda coordenação do setor juventude da arquidiocese; de Zenilda Lima, do pilar da caridade; padre Everaldo (vigário geral); padre Antônio José Ramos; padre Antônio José Oblato que foi responsável pelo aprofundamento bíblico e momento de adoração. Além do apoio da Pastoral Familiar e da secretária estadual para comunidades, Helena Duailibe.


Segundo Patrícia, o sentimento é de dever cumprido. “Alcançamos o objetivo inicial proposto para a execução do retiro, que é a mesa da eucaristia como centro de todas as atividades. Quando pensamos que a juventude está sedenta em trabalhar em prol dos outros jovens”, disse.


Vale lembrar

O primeiro retiro missionário na Arquidiocese de São Luís para as juventudes aconteceu em 2020, antes do decreto de lockdown, devido à pandemia do novo coronavírus, e contou com a presença de dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar da arquidiocese de São Luís, à época.


O retiro missionário de 2020 teve uma caminhada pelas ruas do Centro histórico de São Luís. Foto: Arquivo Pessoal

Pauta na 61ª AG


Durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Aparecida (SP) de 10 a 19 de abril de 2024, os bispos debateram amplamente o tema da juventude no contexto das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), no último sábado, 14 de abril.


Dom Vilsom, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, destacou a necessidade de um novo despertar para e com as juventudes. A partir do documento final do Sínodo dos Jovens e da exortação pós-sinodal Christus Vivit (Cristo Vive), ofereceu reflexões sobre a juventude como “prioridade pastoral histórica” para a Igreja.



E, nesta segunda-feira, 15 de abril, dom Vilsom presidiu a Santa Missa, no Santuário Nacional de Aparecida, que, em sua homilia, abordou o tema “Desafio e Luzes para a evangelização das juventudes”.

“Por fim um pedido: ajudem-nos a criar grupos de jovens no lugar onde você vive, na comunidade onde você participa. Ajude-nos a criar grupos de jovens em todo o Brasil. Que o Espírito nos ilumine e nos anime, e que Deus abençoe as juventudes do Brasil, assim seja, amém”, dom Vilsom Basso.

 

76 visualizações0 comentário
bottom of page