top of page
  • Secom

Em nota, presidência do Regional NE 5 denuncia mais um assassinato a líder quilombola no Maranhão



A Presidência do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil emitiu nota neste domingo, 29/10, como forma de denúncia contra a escalada de violência contra as comunidades quilombolas do Maranhão. A nota relata o caso do líder quilombola, José Alberto Moreno, assassinado a tiros na última sexta-feira, 27/10, em Itapecuru - Mirim, a 108km da capital, São Luís. José Alberto é o décimo quilombola assassinado no Maranhão entre os anos de 2020 a 2023.


Confira a nota na íntegra:


NOTA A FAVOR DA VIDA E CONTRA OS ASSASSINATOS NO CAMPO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Nordeste 5 da CNBB, vem a público de forma veemente denunciar a escalada de violência perpetrada contra o povo Quilombola do Maranhão. Repudiamos ao assassinato do quilombola José Alberto Moreno Meneses, o Doka, ocorrido na tarde desta sexta-feira, dia 27 de outubro de 2023, na comunidade quilombola Jaibara dos Rodrigues, no território Monge Belo, município de Itapecuru-Mirim.


Estarrecidos por esses bárbaros crimes, pedimos às autoridades do Estado do Maranhão que FAÇAM JUSTIÇA. Que os órgãos se apressem em resolver as questões agrárias e não deixem que a violência continue matando lideranças e causando tanto sofrimento às comunidades quilombolas no Maranhão.


São Luís, 29 de outubro de 2023.


Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Arcebispo de São Luís do Maranhão e Presidente do Regional NE5 da CNBB


Dom Sebastião Lima Duarte

Bispo Diocesano de Caxias – MA e Vice Presidente do Regional NE5 da CNBB


Dom Francisco Lima Soares

Bispo Diocesano de Carolina – MA e Secretário do Regional NE5 da CNBB


 

Nota para download:


NOTA A FAVOR DA VIDA E CONTRA OS ASSASSINATOS NO CAMPO - OUTUBRO2023
.pdf
Fazer download de PDF • 163KB

358 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page