top of page

Dom Sebastião escreve sobre CFE 2021 e esclarece dúvidas sobre a campanha

Atualizado: 2 de set. de 2020


Por ocasião do lançamento do cartaz da CF 2021, apresentado dia 25 de junho, no site da CNBB, o presidente do Regional NE 5 trata sobre alguns pontos da Campanha da Fraternidade Ecumênica


Divulgação

Dom Sebastião Bandeira, presidente da CNBB Maranhão, e bispo de Coroatá, escreve ao portal de notícias igrejanamidia10.com e explica um pouco sobre a Campanha da Fraternidade e a ocorrência de edições ecumênicas.


No próximo ano, 2021, a Campanha da Fraternidade será ecumênica e terá como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. E como lema o trecho da carta de São Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).


A equipe que prepara a CFE do ano que vem é composta por representantes da CNBB e de outras Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs -Conic.


São Igrejas-membro do CONIC a Católica Apostólica Romana, a Sirian Ortodoxa de Antioquia, a Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Episcopal Anglicana do Brasil, a Presbiteriana Unida e a Aliança de Batistas do Brasil. Ainda participam da comissão de preparação representantes do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização - CESEEP e a Igreja Betesda como Igreja convidada.


Essa será a quinta CFE que, segundo a CNBB, em seu site, tem como objetivo geral “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências por meio do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”.


Confira, abaixo, na íntegra.


Dom Sebastião Bandeira ao Portal Igreja na Mídia. Existe, sim, diferença entre a Campanha da Fraternidade e a Campanha da Fraternidade Ecumênica. A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa que surgiu na Igreja Católica que visa chamar atenção da sociedade para um assunto atual, no qual se precisa fortalecer a fraternidade. Por isso que os temas sempre são sociais, são assuntos que estão ligados à vida da sociedade e que merecem ser discutidos e trabalhados para criar mais fraternidade e solidariedade. Com o passar do tempo a experiência da CF deu certo, chamou a atenção de segmentos da sociedade e ultrapassou o âmbito da Igreja Católica, daí, surgiram algumas experiências de Campanhas da Fraternidade Ecumênicas, assim chamadas, porque elas são assumidas também por outras Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs - CONIC.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica não ocorre todos os anos, mas periodicamente, de cinco em cinco anos, de acordo com o tempo, tema e os pedidos.


A Campanha do próximo ano é Ecumênica. Preparada por várias Igrejas filiadas ao CONIC; a campanha de 2021 vai discutir o tema do diálogo para ser vivenciado por essas Igrejas. É uma atitude muito bonita no mundo atualmente, pois o ecumenismo é necessário para criarmos uma sociedade que dialoga para promover a paz e dar exemplo de que as diferenças não devem ser impedimento para o trabalho, principalmente na luta pela justiça e defesa dos mais sofredores, excluídos da nossa sociedade.


Publicado no portal igrejanamidia10.com em 29 de junho de 2020.

178 visualizações0 comentário
bottom of page