top of page
  • Secom

Em Aparecida, Cleiane Almeida é instituída ministra da catequese



Neste sábado, 13 de abril de 2024, o arcebispo de Santa Maria, presidente da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Brustolin, presidiu a Celebração de Instituição do Ministério do Catequista, durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB. A celebração foi a primeira missa no Brasil na qual foram instituídos no ministério 19 catequistas representando todos os regionais da CNBB.


Neste grupo, Cleiane Almeida, da diocese de Imperatriz e coordenadora da Comissão Regional para Animação Bíblico-Catequética, representou o Regional Nordeste 5 da CNBB neste momento inédito para a Igreja no Brasil.



“Ser chamada e enviada pelo nome para mim é uma ação missionária. É um passo dentro do processo de evangelização da nossa catequese. Como diz o nosso diretório geral de catequese: é assumir as diversas formas, de presença, de serviço, de diálogo, de testemunho, de estar muito além, é ser impulsionada cada vez mais a assumir a minha vocação de catequista. É cada vez mais me apaixonar pela pessoa de Jesus Cristo”, disse Cleiane.


Na foto, Cleiane com a cruz e a bíblia, cercada pelos bispos dom Rubival, dom Francisco e dom Vilsom, ao lado de Martha Bispo, secretária executiva do NE5.

Na instituição, os, agora, ministros da catequese receberam das mãos dos epíscopos a cruz e a bíblia. Para o catequista, carregar a cruz significa seguir o exemplo de Cristo, dedicando-se ao serviço aos outros, à educação na fé e ao testemunho do Evangelho. A Bíblia é o mapa que guia o catequista em sua missão de transmitir os ensinamentos de Cristo aos outros, servindo como um manual vivo de amor, compaixão e justiça.


Reconhecer a presença de Jesus em meio às adversidades da vida

Dom Leomar em sua homilia apresentou a importância do ministério do Catequista na atualidade e seu papel fundamental para a propagação da Palavra de Deus. Durante a reflexão, ele destacou a necessidade de fortalecer o anúncio do Evangelho e o acompanhamento das pessoas na comunidade cristã, citando a exortação apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco. Ele ressaltou a importância de reconhecer a presença de Jesus em meio às adversidades da vida, fazendo referência ao relato bíblico da travessia do Mar da Galileia.



39 visualizações1 comentário
bottom of page