top of page

Dom Valentim de Meneses toma posse como bispo da Diocese de Balsas

Por Eanes Silva.



Foto: Eanes Silva

Em meio a um período tenso e de incertezas para a humanidade por conta da pandemia do novo Coronavírus, uma luz de esperança é vista sobre a janela iluminada que se abre para a Diocese de Balsas, Regional NE5, da CNBB-MA.


No último sábado, dia 10 de outubro, às 18h, uma celebração eucarística, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, marcou a posse e início do ministério episcopal de dom Valentim Fagundes de Meneses, como o novo bispo da Diocese de Balsas.


A celebração solene obedeceu a todas as restrições e orientações da Saúde Pública e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), contando com a presença de 9 dos 12 bispos do Regional NE5, da CNBB, padres, religiosas(os), diáconos, seminaristas, o prefeito municipal de Balsas, Erik Augusto, representantes de lideranças das comunidades, pastorais e movimentos da diocese e do regional, além de familiares de dom Valentim, que vieram do Rio de Janeiro, para acompanhar de perto esse momento importante.


Com a presença de poucas pessoas na igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus, mas com milhares de fiéis acompanhando a celebração pelos meios de comunicação da Diocese, como rádio, TV e pelas plataformas digitais, Dom Valentim, tomou posse como o quinto bispo diocesano.


A diocese estava vacante desde o falecimento de dom Enemésio Ângelo Lazzaris, em fevereiro de 2020. Quando no dia 29 de julho de 2020, a Nunciatura Apostólica comunicou a decisão do Papa Francisco em nomear padre Valentim Fagundes de Meneses, Bispo da Diocese de Balsas (MA).


Origem


De origem portuguesa, nasceu na Freguesia de Algualva, Ilha Terceira, em Açores, Portugal, em 22 julho de 1953. Foi provincial dos Missionários do Sagrado Coração (MSC) da Província do Rio de Janeiro, e presidente da Conferência Americana dos MSC na América Latina.


Regional


Foto: Eanes Silva

Dom Sebastião Bandeira, presidente do regional, presidiu a celebração eucarística de acolhida, aonde em nome do Regional deu as boas-vindas ao novo Bispo de Balsas, e lembrou da presença dos missionários combonianos na Igreja particular de Balsas, e dos bispos que junto com o povo de Deus construíram a Igreja de Balsas. Na oportunidade, recordou ainda, da bondade de dom Rino Carlesi, da sabedoria de dom Franco Masserdotti, e da humildade de dom Enemésio Ângelo. E sugeriu a dom Valentim, que o Sínodo para a Amazônia faça parte do seu programa de governo.


Dom Sebastião ressaltou ainda: “todo Pastor que chega é enviado de Deus para servir o povo. E a Igreja de Balsas, ganhou um grande pastor que vai servir com zelo e sabedoria a Diocese e o Regional NE5, da CNBB-MA”.


Foto: Eanes Silva

Dom Sebastião, em nome da Igreja no Maranhão, entregou a dom Valentim o báculo, o símbolo do Bom Pastor. Logo em seguida passou a Cátedra ao novo bispo, onde oficialmente assumiu o pastoreio da Diocese de Balsas - MA. Na ocasião, também agradeceu ao padre Nadir Luiz, pela dedicação e administração da Diocese de Balsas durante o período em que a mesma esteve vacante.


Todo Pastor que chega é enviado de Deus para servir o povo

Dom Valentim é um homem de sorriso fácil, comprometido com as causas sociais, ambientais e humanitárias, destacou o momento como a realização do sonho de Deus se concretizando em sua vida. Lembrou que quando foi ordenado padre, foi o povo pobre, marginalizado e esquecido da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, que o ensinou a ser padre; o ensinou a amar, a servir e a ser pastor, e que em Balsas, ele também deseja a aprender a ser bispo com o povo, para seguir a missão com as riquezas deixas pelos bispos anteriores.


Motivar o povo a caminhar mais rápido, no meio, junto com o povo de Deus, e também à frente para conduzir e proteger

Com um gesto de humildade, dom Valentim afirmou que: “se for necessário ele vai atrás para motivar o povo a caminhar mais rápido, no meio, junto com o povo de Deus, e também à frente para conduzir e proteger, porque o verdadeiro pastor precisa imitar seu mestre, que é Jesus”.



Foto: Eanes Silva

63 visualizações0 comentário
bottom of page