Diáconos Permanentes do Maranhão iniciam 26ª Assembleia hoje (18/07), em Coroatá
- Ariana Frós
- 18 de jul.
- 2 min de leitura

Por Ariana Frós / Jornalista CNBB-MA
Entre os dias 18 e 20 de julho acontece a 26ª Assembleia Regional dos Diáconos Permanentes e Família. O evento acontece no Centro de Formação Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Coroatá (MA), diocese de Coroatá.
Para esta edição, os diáconos e suas famílias refletirão o tema “Diáconos e família como peregrinos da esperança”. Dom Sebastião Bandeira, bispo da diocese de Coroatá e referencial para os ministérios ordenados do Regional Nordeste 5, explica a escolha da temática:
“Esta Assembleia é uma ocasião para vivermos o Jubileu que a Igreja nos propõe a partir do Ministério do Diaconato. Durante este encontro nós vamos partilhar nossas experiências, nossas dificuldades, nossas esperanças. E, ao mesmo tempo, à luz da mensagem do Jubileu fortalecemos a caminhada desse ministério em nossa Igreja”, declarou.
A Comissão Regional dos Diáconos Permanentes (CRD) motiva a participação das famílias dos diáconos, incluindo esposas e filhos na programação. “A família do diácono é primordial, então ela está sendo convidada também a participar da assembleia e desejamos a todos uma grande e excelente santa Assembleia Regional, em Coroatá”, motivou o diácono permanente George Castro, presidente da CRD-MA.

Além dos diáconos permanentes e seus familiares, a assembleia contará com presença de dom Sebastião Bandeira; Padre Antônio José Ramos, padre referencial dos diáconos permanente da arquidiocese de São Luís; Romário da Cruz, teólogo e professor da Escola Diaconal Bom Pastor, da diocese de Grajaú.
A missão dos diáconos

O Regional Nordeste 5 da CNBB conta atualmente com 191 diáconos permanentes à disposição das comunidades e paróquias do Maranhão, e os números só crescem ao longo dos anos, como pontua dom Sebastião Bandeira:
“Graças a Deus no nosso Estado esse Ministério tem crescido bastante e tem dado muitos bons frutos. Nós percebemos que precisamos estar presente em muita situação de periferia no nosso Estado, onde a Igreja não está conseguindo atingir. E o ministério diaconal é uma resposta muito atual para uma Igreja que quer ser missionária, samaritana, uma Igreja com comunhão, participação e missão. Esperamos que esta assembleia possa produzir muitos frutos para a Igreja do Maranhão”.
Programação
Confira a seguir a programação completa:
Dia 18/07/2025
18h – Chegada- Inscrições
18h30 – Jantar
19h30 - Missa como Lucenário da Esperança
21h – Apresentação
22h – Recolhimento
Dia 19/07/2025
7h – Laudes
7h40 – Café
8h20 - Bate-Papo: Diáconos e família: Como peregrinos da esperança, com dom Sebastião Bandeira
10h - Coffee break
10h30 – Continuação Bate-Papo: Diáconos e família: Como peregrinos da esperança, com dom Sebastião Bandeira
12h – Almoço
14h30 - Bate-Papo com os Diáconos: Equilíbrio e Maturidade na Vida Familiar, com padre Alípio.
Bate-Papo com as Esposas e familiares: Equilíbrio e Maturidade na Vida Familiar, com padre Oblato.
15h40 - Coffee break
16h20 - Partilha Da temática – Todos juntos
17h30 – Terço dos Casais
18h – Jantar
19h - Confraternização
Dia 20/27/2025
7h – Café
8h – Missa na Catedral
10h – Lanche
10h20 – Escuta das dioceses
12h - Encerramento





Comentários