top of page
  • Secom

Dioceses realizam assembleias de pastoral com vista ao Sínodo 2023

As arqui/dioceses do Brasil costumam realizar e planejar o trabalho missionário do ano seguinte no segundo semestre do ano. Em 2021, o momento tem sido de grande alegria, pois marca o reencontro presencial dos agentes de pastoral, após o início da pandemia. Neste mês, algumas dioceses do Regional Nordeste 5 já se reuniram e uma pauta em comum se refere ao Sínodo dos Bispos que terá seu ápice em 2023.


Imperatriz

No dia 13, a diocese de Imperatriz realizou sua assembleia, no Ginásio da Igreja São Francisco, em Imperatriz, com mais de 400 participantes. Um momento de reflexão para as ações de 2022 e 2023, com a presença de sacerdotes e várias lideranças de paróquias pastorais, congregações, movimentos e novas comunidades. Além da presença do bispo diocesano, dom Vilsom Basso, a assembleia contou com a assessoria de dom Francisco Lima, bispo de Carolina – MA. Uma das pautas abordadas na assembleia diocesana foi o Sínodo dos Bispos.


Diocese de Imperatriz realizou assembleia no dia 13. Foto: Pascom Imperatriz

Zé Doca

De 12 a 14 de novembro, a diocese de Zé Doca realizou sua décima sexta assembleia diocesana de pastoral. A assembleia foi assessorada pelo padre Josenildo Tavares Ferreira, OMI, coordenador da pastoral da arquidiocese de Olinda e pároco da Paróquia das Graças, em Recife. Um ponto importante realizado na assembleia, foi a discussão sobre o processo sinodal convocado pelo papa Francisco. Na ocasião, os participantes puderam traçar estratégias sobre como realizar o processo de escuta em sua diocese.


De 12 a 14, a diocese de Zé Doca esteve em assembleia. Foto: Pascom Zé Doca

Viana

De 19 a 21 de novembro foi a vez da diocese de Viana realizar sua assembleia diocesana de pastoral e a temática do Sínodo 2023 esteve inclusa. Além de abordar também sobre o Jubileu dos 60 anos da diocese de Viana, a Semana Social Brasileira e o plano Diocesano de Pastoral com suas propostas elaboradas para os próximos dois anos.

Dom Evaldo Carvalho, bispo da diocese, esteve presente na assembleia que foi realizada em duas etapas: no dia 19, na cidade de Santa Inês, com as paróquias da área do Pindaré. E, no dia 20, na cidade de Matinha, com as paróquias da área dos Lagos.


A diocese de Viana reuniu-se nos dias: 19 e 20. Foto: Pascom Viana

39 visualizações0 comentário
bottom of page