top of page
  • Secom

Dioceses do Regional Nordeste 5 realizam abertura da Campanha da Fraternidade 2024




“Fraternidade e amizade social”. Este é o tema da Campanha da Fraternidade 2024.  E a inspiração bíblica que serve como lema é: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Para este ano, a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é despertar a consciência para a importância e a beleza da fraternidade humana.


A Campanha da Fraternidade é aberta oficialmente, todos os anos, na quarta-feira de cinzas. Este ano, a iniciativa completa 60 anos de realização. Uma ideia que surgiu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, região Nordeste do país, em 1962, e se estendeu a todos os 19 regionais da Conferência.


No Regional Nordeste 5 da CNBB, algumas dioceses realizam chamadas de ação a fim de propagar a iniciativa para a sociedade em geral com atividades como aberturas diocesanas oficiais da Campanha. Além de coletivas de imprensa, entrevistas e a Santa Missa.


Arquidiocese de São Luís

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou a abertura da CF em dois dias. Na tarde do sábado, 17, dom Gilberto Pastana, arcebispo e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB, presidiu uma Santa Missa, no estádio Castelinho, que contou com a participação de mais de 4mil fiéis das paróquias presentes na Ilha de São Luís. Como gesto concreto, alimentos foram doados pelos participantes, que serão entregues para famílias carentes das paróquias de São Luís. E, no domingo, 18, foi realizada a abertura da CF na região continental da arquidiocese.





Diocese de Bacabal

No sábado, 18, a diocese de Bacabal realizou a abertura da Campanha da Fraternidade 2024 com celebração presidia pelo bispo diocesano, dom Armando Martinez, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Reunidos ao redor do altar, eles ofertaram alimentos para serem doados às famílias carentes da diocese, como gesto concreto dessa CF.



Diocese de Carolina

Na diocese de Carolina, a abertura da Campanha aconteceu no sábado, 17, na Paróquia São Sebastião, em Estreito (MA). A missa foi presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco Soares, com a presença dos representantes das 13 paróquias que compõem a diocese.



Diocese de Coroatá

Na quarta-feira de cinzas (14/02), dom Sebastião Bandeira, bispo diocesano de Coroatá, fez a abertura da Campanha da Fraternidade em nível diocesano, com uma santa missa na Catedral Nossa Senhora da Piedade. Em sua homilia, ele lançou uma pergunta provocativa: "O que é essa amizade social?".


Segundo dom Sebastião, a amizade social é quando abrimos nossos corações para amar todos, independentemente de religião, opção política ou país de origem. "Nós temos que ter um coração grandioso, ser capaz de dialogar, de conviver com pessoas diferentes, de amar pessoas que às vezes pensam diferente de nós, que têm projetos diferentes", explicou ele.



Diocese de Imperatriz

Na manhã da Quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, no salão paroquial da Catedral de Fátima, houve a coletiva de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade 2024, da diocese de Imperatriz. Os veículos de comunicação foram acolhidos na presença de dom Vilsom Basso, Pe. Eliezer Paiva (Pároco da Catedral e vigário diocesano), Pe. Antônio José (Assessor da CF na diocese) juntamente com a equipe central, que relataram sobre a temática e sua importância, tal como materiais disponíveis da Campanha.



A Campanha da Fraternidade de 2024 traz uma reflexão sobre a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência.



Foto de capa: Ribamar Carvalho.

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page