Dioceses do regional Nordeste 5 da CNBB realizam encerramento do Ano Jubilar "Peregrinos da Esperança"
- Ariana Frós
- há 4 horas
- 2 min de leitura

O último final de semana de dezembro (27 e 28) foi marcado pelas celebrações de encerramento do Jubileu da Esperança. Cada uma em sua realidade, as Santas Missas foram presididas pelos bispos diocesanos, em um ato de fé, alegria e esperança.
Na diocese de Brejo, a programação contou com animação, caminhada e Santa Missa campal, que reuniu centenas de fiéis em frente à praça da Catedral. Bem como aconteceu na diocese de Pinheiro, que reuniu os fiéis em frente à Catedral de Santo Inácio de Loyola, com santa missa presidida pelo bispo diocesano, dom Élio Rama.

A diocese de Balsas celebrou no dia 27 com concentração, espiritualidade e confissões na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E, em seguida, caminhada em direção à Catedral, onde aconteceu a Santa Missa presidida por dm Valentim Meneses.

Já na arquidiocese de São Luís do Maranhão, o arcebispo, dom Gilberto Pastana reuniu os fiéis na Catedral Metropolitana, Nossa Senhora da Vitória, na manhã do dia 28 de dezembro. De acordo com as redes sociais da arquidiocese foi um momento de profunda gratidão, oração e renovação da esperança, reunindo o povo de Deus para celebrar os frutos deste tempo jubilar.
A diocese de Caxias do Maranhão realizou um grande encontro diocesano marcado pela comunhão e pela esperança, também no domingo, 28 de dezembro, no Ginásio João Castelo marcado por animação e Santa Missa.
Sobre o Jubileu
O Jubileu da Esperança foi convocado pelo Papa Francisco e teve início no final de 2024, com missa presidida pelo Pontífice na Praça de São Pedro. Neste Ano o tema “Peregrinos da Esperança”, marcou a Igreja em todo mundo com renovação espiritual, perdão e peregrinação para a Igreja Católica em todo o mundo.
Em Roma, tiveram quatro Portas Santas nas quatro basílicas maiores de Roma, como um sinal de penitência, reconciliação e encontro com a misericórdia de Deus. Milhões de fiéis atravessaram as Portas Santas ao longo do Ano Santo, participando de peregrinações e celebrando a fé com a possibilidade de receber a indulgência plenária. Ao todo, foram realizados 36 grandes eventos jubilares, com expressiva e ativa participação da Igreja no Brasil, por meio das Comissões Episcopais, pastorais, movimentos e organismos.
No dia 28 de dezembro ocorreu o fechamento das Portas Santas em todas as basílicas de Roma, gesto simbólico que marcou o encerramento das peregrinações jubilares e convidou os fiéis a levarem para a vida cotidiana os frutos espirituais do Ano Santo.
O encerramento oficial do Jubileu acontecerá em 6 de janeiro de 2026, com a celebração da Solenidade da Epifania do Senhor, na Basílica de São Pedro.
Com informações de CNBB. Foto de capa: Antônio Mota.

