Diocese de Viana publica nota de pesar pelo falecimento de dom Adalberto Paulo, 3º bispo diocesano
- Secom
- 31 de jul.
- 2 min de leitura

Faleceu aos 96 anos, na última quarta-feira, 30 de julho, em sua cela no Convento Sagrado Coração de Jesus, causado por uma parada cardiorrespiratória, dom Adalberto Paulo da Silva, bispo auxiliar emérito da arquidiocese de Fortaleza (CE) e terceiro bispo da diocese de Viana (MA).
Dom Adalberto era maranhense, natural de Sambaíba (MA). Nasceu em 25 de janeiro de 1929. Ingressou no seminário dos franciscanos capuchinhos em 1950 e foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1956, na cidade de Carolina (MA).
Em 1975, foi nomeado bispo da diocese de Viana (MA), onde permaneceu por duas décadas. Em 3 de abril de 1995, dom Adalberto foi transferido para a arquidiocese de Fortaleza como bispo auxiliar, cargo que exerceu até 24 de março de 2004, quando apresentou sua renúncia ao completar 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico.
A diocese de Viana, publicou uma nota de pesar, confira:
Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Dom Adalberto Paulo da Silva, 3.º Bispo de Viana. Nascido em 25 de janeiro de 1929, ele dedicou 20 anos de sua vida ao serviço à Diocese de Viana, de agosto de 1975 a maio de 1995. Agora retorna à casa do Pai em 30 de julho de 2025.
Agradecemos o legado, zelo pastoral e o carisma de quem caminhou como “Veni Ministrare – Vim para servir”. Rogamos pelas intenções do seu descanso eterno e pedimos orações pelo sufrágio de sua alma: que o Senhor da Vida acolha sua missão e o premie com a paz eterna.
Que a luz perpétua brilhe para ele, e que sua alma, agora liberta das lutas mortais, vivencie a paz de Cristo Ressuscitado.





Comentários